Brasil

INSS: mais de 1,5 milhão de pessoas não reconheceram descontos e pediram reembolso

Dados se referem aos pedidos protocolados até este domingo; entidades tem 15 dias para apresentar documentação

Informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mostram que mais de 1,5 milhão de aposentados e pensionistas da autarquia não autorizaram descontos nos benefícios e solicitaram reembolso. Isso significa que nove em cada dez beneficiários não reconheceram os débitos.

O número se refere às solicitações protocoladas até este domingo. Ao todo, 41 entidades foram notificadas e, a partir de agora, eles te, 15 dias para apresentar a solicitação ou pagar os valores indevidos.

Para verificar se o desconto associativo identificado no benefício foi autorizado, basta acessar o aplicativo Meu INSS, informando CPF e senha, e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Será exibido o nome da entidade e, também, as opções para que o usuário informe se autorizou ou não o débito.

Caso o aposentado ou pensionista não reconheça o desconto, aparecerá a mensagem informando que o pedido foi realizado com sucesso. As entidades associativas terão até 15 dias úteis para responder à contestação.

Pagamento

Ainda segundo o INSS, após o prazo para comprovação da contratação do serviço, a entidade que não apresentar os documentos exigidos deverá providenciar o ressarcimento por meio de uma GRU específica. Após o recebimento do valor, o INSS fará o depósito diretamente na conta bancária vinculada ao benefício.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo