Paquistão e Índia anunciam cessar-fogo após fala de Trump
Presidente disse que EUA mediaram acordo. Logo depois, autoridades do Paquistão e da Índia confirmaram a suspensão do conflito

Pouco tempo depois de o Paquistão acusar a Índia por um ataque que matou pelo menos 13 civis na Caxemira, na escalada mais significativa até o momento no conflito em formação entre os dois vizinhos com armas nucleares, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um “cessar-fogo total e imediato” entre ambos os países. Pouco depois, as duas nações confirmaram a trégua.
“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato. Parabéns a ambos os países por usarem bom senso e grande inteligência. Obrigado pela atenção dedicada a este assunto”.
Paquistão e Índia confirmam
Logo depois, Paquistão e Índia confirmaram o cessar-fogo. O ministro das Relações Exteriores paquistanês, Ishaq Dar, que também é vice-primeiro-ministro, afirmou, em uma publicação no X, que:
“O Paquistão e a Índia concordaram com um cessar-fogo com efeito imediato. O Paquistão sempre lutou pela paz e segurança na região, sem comprometer sua soberania e integridade territorial”.
Logo depois, o secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, disse: “O diretor-geral de Operações Militares do Paquistão ligou para o diretor-geral de Operações Militares da Índia às 15h35, no início desta tarde. Foi acordado que ambos os lados cessariam todos os combates e ações militares em terra, ar e mar a partir das 17h, horário padrão da Índia, de hoje”.

Conflito entre Índia e Paquistão
- Em 22 de abril, um ataque terrorista na Caxemira reacendeu a tensão histórica entre Índia e Paquistão. Segundo Nova Déli, a ação provocou a morte de 26 pessoas e teria sido apoiada por Islamabad.
- Como resposta, a Índia lançou uma série de bombardeios contra o território do Paquistão, e em áreas na Caxemira controladas por Islamabad.
- A operação militar indiana provocou retaliação rápida. Horas após ser atacado, o Paquistão iniciou ataques contra posições indianas na linha de controle entre os dois países na Caxemira.