Cidade

TJAP celebra “Dia do Jornalista” e reafirma compromisso com a transparência em “Bate-Papo com a Imprensa”

Com o tema “Justiça e Imprensa: O Papel dos Comunicadores na Defesa dos Direitos e da Cidadania”, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou, na segunda-feira (7), a 20ª edição do programa ‘Bate-Papo com a Imprensa’. Em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, o evento reuniu comunicadores do estado para um diálogo com a gestão do TJAP.

O presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, recepcionou os comunicadores para uma roda de conversa e reforçou o compromisso da Justiça do Amapá com a transparência e a valorização da imprensa. “A Justiça precisa ser compreendida para ser respeitada, e quem leva a linguagem da Justiça à sociedade de forma acessível, clara e equilibrada é o jornalista. Ele é quem traduz sentenças, decisões, valores e princípios para o cidadão comum, ajudando a construir confiança nas instituições”, ressaltou.

“Receber vocês aqui hoje, na Casa da Justiça, é também um gesto de gratidão. O Tribunal de Justiça da Amapá reconhece o papel da imprensa como aliada da transparência, da informação pública e da democracia”, enfatizou o presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira.

A programação do Bate-Papo com a Imprensa contou ainda com apresentação do desembargador Carmo Antônio de Souza, que abordou o papel da Coordenadoria da Mulher do TJAP no enfrentamento à violência de gênero, enquanto o desembargador João Lages falou sobre a atuação da Corregedoria do TJAP e sua importância para o funcionamento do 1º Grau da Justiça.

“Eu quero parabenizar todas as jornalistas e todos os jornalistas que estão aqui. Durante muitos anos o Poder Judiciário teve a fama de ser uma ‘caixa-preta’, e eu espero que esse mito que foi criado possa estar sendo desvendado pelas senhoras e pelos senhores”, destacou desembargador Carmo Antônio de Souza, que está a frente da Coordenadoria da Mulher do TJAP. 

“Não há democracia se não tiver o Poder Judiciário independente e uma imprensa livre. Vocês são os nossos homenageados, pois são vocês que traduzem para nós o problema que nós, às vezes, não escutamos”, ressaltou o corregedor de Justiça do TJAP, desembargador João Lages.

O evento, realizado periodicamente pelo Poder Judiciário amapaense, é uma iniciativa pioneira no Brasil e busca estreitar laços com os representantes dos principais veículos de comunicação do estado, incluindo TV, rádio, jornais, portais e blogs. Poder meio desses encontros, o TJAP demonstra seu reconhecimento pela função da imprensa na sociedade.

Estou muito feliz em ter o Tribunal de Justiça do Amapá abrindo as portas para a gente nesse dia do Jornalista, e a gente poder comemorar aqui, mais próximo da Justiça. Sei muito bem desse trabalho tão importante que é feito pelo Tribunal e agradeço por esse momento, por poder participar desse debate nesse dia especial para a gente”, agradeceu a jornalista Nubia Pacheco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo