
O número de mortos após o terremoto em Mianmar superou a marca de 3.000, segundo balanço atualizado divulgado hoje. As buscas por sobreviventes continuam.
O que aconteceu?
3.085 pessoas morreram e 341 ainda estão desaparecidas. No total, 4.715 ficaram feridas em Mianmar no terremoto do último dia 28 de março.
“Prosseguimos com as operações de busca e resgate. Expressamos nossa gratidão à comunidade internacional e às equipes médicas por seu trabalho incansável”, afirmou o porta-voz da junta militar, Zaw Min Tun, à AFP.
O porta-voz anunciou que o país recebeu ajuda de 17 nações. Foram quase 1.000 toneladas de material de emergência e equipamentos de resgate recebidos.
O terremoto, de magnitude 7,7, foi o mais violento em décadas. O país enfrenta o desastre imerso em um conflito civil que destruiu seu sistema de saúde.
Trégua em conflitos
A junta militar que governa Mianmar anunciou ontem uma trégua temporária em sua luta contra os grupos rebeldes armados. O cessar-fogo começa hoje e se estende até 22 de abril, “com o objetivo de acelerar os esforços de ajuda e reconstrução, e manter a paz e a estabilidade”, informou a junta em um comunicado.