
Por Eder Brasil
Que os amapaenses são apaixonados pelo carnaval isso não há dúvidas, mas muita gente tem dúvidas em relação aos melhores alimentos para consumir durante e principalmente após as festas, afinal a gente precisa recuperar as energias depois de tanta folia.
Mas e aí será que existem alimentos mais indicados para quem deseja restaurar as forças após o carnaval? olha só essas dicas:
Aposte em pratos coloridos
Transforme suas refeições em uma explosão de cores, inspirando-se na alegria do carnaval. Além de tornar os pratos visualmente atraentes, as cores refletem a presença de nutrientes variados, como vitaminas, minerais e compostos bioativos.

Pigmentos naturais, como carotenoides e fitoquímicos, desempenham papéis importantes na saúde, atuando como antioxidantes, anti-inflamatórios e fortalecendo o sistema imunológico. A inclusão de frutas, legumes e verduras garante uma dieta equilibrada e cheia de sabor, proporcionando energia para curtir.
Por isso, aposte na diversidade de cores e colha os benefícios de uma alimentação saudável e vibrante.
Evite longos períodos sem comer
Durante os dias de folia, a empolgação pode fazer com que você esqueça de se alimentar, mas não passe longos períodos sem comer. O jejum prolongado pode baixar os níveis de glicose no sangue, resultando em fraqueza, tontura e indisposição, o que pode atrapalhar sua diversão.

A dica é planejar as refeições com antecedência, começando o dia com um café da manhã reforçado e completo. Para o almoço e jantar, priorize refeições leves e equilibradas. Se optar por comer fora, observe atentamente se os alimentos estão bem conservados e seguem os padrões de higiene adequados.
Alimentos mal armazenados, que ficam fora de refrigeração, podem causar intoxicação alimentar. Priorize decisões conscientes para evitar contratempos.
Inclua lanches intermediários
Esses pequenos lanches garantem a disposição e previnem fraqueza ou indisposição durante a folia.
Escolha lanches práticos e nutritivos que possam ser consumidos em qualquer lugar, como cereais integrais, frutas in natura ou desidratadas, geleia caseira, oleaginosas (castanhas e nozes) e snacks (grão-de-bico, ervilha, chips de vegetais).

Evite produtos ricos em gorduras saturadas, sódio, açúcar e farinhas refinadas. Outro ponto importante, é que as frutas devem ser higienizadas quando consumidas com a casca.
Se o consumo não for imediato, atenção para o armazenamento adequado, evitando contaminação e perda de qualidade.
Não esqueça de se hidratar
A hidratação é fundamental, especialmente durante os dias de carnaval, quando o calor e o desgaste físico são intensos. A água é a maior aliada para prevenir desidratação e combater a ressaca, caso consuma bebidas alcoólicas.

A exposição ao calor pode levar à perda significativa de líquidos pelo suor e evaporação, aumentando o risco de desidratação, que tem como sinais: lábios ressecados, dores de cabeça, urina escura, prisão de ventre, inchaço corporal e cansaço.
Não espere sentir sede para beber água e mantenha uma garrafa sempre por perto. Se optar por consumir álcool, lembre-se de ingerir com moderação, intercalando cada dose com água e pequenos lanches nutritivos.
Água de coco, sucos naturais e chás gelados também são ótimas opções para variar na hidratação.
Faça refeições leves
Para aproveitar o carnaval sem desconforto, opte por refeições de fácil digestão. As comidas pesadas e ricas em gorduras podem causar sensação de peso, cansaço e, em alguns casos, desconfortos como azia, refluxo e mal-estar.

Já os alimentos leves, como saladas frescas, proteínas magras (frango, peixe ou ovos) e carboidratos complexos (arroz, macarrão integral, batata ou mandioca), são ideais para manter o equilíbrio, entre energia e bem-estar, garantindo que nada atrapalhe sua diversão.
Agora sim é só aproveitar cada segundo de folia com alegria e também a certeza de saúde, a combinação dos dois faz do brasileiro ser o que é, um povo feliz!