Hospitalizado, papa Francisco convoca assembleia de cardeais
Internado para tratar uma pneumonia bilateral, Francisco autoriza a inscrição de dois novos santos, convoca uma assembleia de cardeais e divulga a mensagem da quaresma. Quadro clínico do pontífice permanece crítico, mas estável

A Igreja Católica contará com dois novos santos. Do Hospital Gemelli de Roma, onde está internado há 12 dias, o papa Francisco autorizou as canonizações do italiano Bartolo Longo e o beato venezuelano José Gregorio Hernández Cisnero. Os decretos foram publicados ontem, anunciou o Vaticano, sinalizando que o pontífice, acometido por uma pneumonia bilateral, pode trabalhar e que seu quadro clínico, embora ainda crítico, parece estar melhorando.
Francisco também convocou um consistório – uma assembleia de cardeais -, cuja data não especificou. E divulgou sua mensagem para a quaresma, sob o tema Caminhemos juntos na esperança. Nela, o jesuíta, de 88 anos, convida os fiéis a “prepararem os corações à graça de Deus para poder celebrar com grande alegria o triunfo pascal de Cristo sobre o pecado e a morte”.

“O papa descansou bem a noite toda”, informou a Santa Sé, no primeiro boletim de ontem. O último comunicado, divulgado no fim do dia, destacou que o jesuíta havia recebido a eucaristia e trabalhado. Além disso, ele se submeteu a uma tomografia computadorizada de controle programada para o monitoramento da pneumonia.
“O estado clínico do Santo Padre continua crítico, mas estável”, indicou a nota, reforçando que o prognóstico permanece reservado – o que significa que não há certeza quanto às chances de recuperação. Na véspera, foi reportada uma “ligeira melhora” do pontífice numa nota que destacou que a “insuficiência renal leve”, constatada no fim de semana, não era motivo de preocupação.

Em atividade
Em sua suíte, no 10º andar do Hospital Gemelli, Francisco começa a receber seus colaboradores mais próximos. Na segunda-feira, concedeu uma audiência ao secretário de Estado, o cardeal italiano Pietro Parolin, e ao arcebispo Edgar Peña Parra, respectivamente o número dois e o número três da Santa Sé. Foi nessa reunião de trabalho, a primeira desde sua internação, que Francisco assinou as canonizações e convocou o encontro de cardeais.