Cidade

IMPE registra, em apenas seis meses de funcionamento, mais de 22 mil atendimentos entre urgência e emergência

O 1º centro de saúde municipal especializado no cuidado infanto-juvenil, inaugurado pela Prefeitura de Macapá em junho de 2024, completou seis meses com mais de 22 mil atendimentos. O Instituto Macapaense de Pediatria (IMPE) funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e recebe crianças e adolescentes de 0 a 13 anos em casos de urgência e emergência, oferecendo salas de pequenos procedimentos, medicação e nebulização, observação e estabilização.

A equipe da unidade é composta por médicos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e técnicos. O espaço oferece exames laboratoriais, de imagem e possui capacidade de 45 leitos para até 450 atendimentos diários.

Em casos de alta complexidade e gravidade que exigem internação, a unidade realiza a transferência para centros especializados, como o Pronto Atendimento Infantil (PAI), Hospital da Criança, Hospital de Emergências (HE) e a Maternidade Mãe Luzia.

Dados do balanço semestral da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) mostram que o maior fluxo na unidade ocorre entre 12h e 18h, e entre 18h à 0h. Entre os casos mais comuns, estão crises respiratórias, distúrbios gastrointestinais, problemas dermatológicos, otite, traumas, infecções urinárias e remoção de corpos estranhos.

O instituto está localizado às margens da BR-210 ao lado do futuro 1º Hospital Geral e Maternidade Municipal (HGM) e da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). Os dispositivos reforçam o acesso à saúde não somente aos moradores da zona norte da capital, mas para toda Macapá e municípios vizinhos.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu de 47,1 óbitos por mil nascidos vivos em 1990 para 12,5 em 2022, uma queda constante nas últimas décadas, reflexo direto dos avanços nas políticas públicas e no acesso à saúde.

Em Macapá, o reflexo do avanço na saúde na primeira infância, com a inauguração da pediatria municipal, já gera resultados positivos, pois, em seis meses, nenhum óbito foi registrado no instituto.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo