Agentes de defesa participam de intercâmbio sobre técnicas de tiro de precisão na Guiana Francesa
Ação faz parte do treinamento do Grupo de Intervenção da Gendarmaria Nacional (GIGN)
Como parte das estratégias de capacitação dos agentes de defesa do Amapá, o Governo do Estado enviou profissionais da segurança pública para um intercâmbio em Caiena sobre conhecimento na área de Tiro Policial de Precisão, para fortalecimento no combate ao crime.
A iniciativa faz parte de um ciclo de treinamento do Grupo de Intervenção da Gendarmaria Nacional (GIGN), unidade de elite da Guiana Francesa. Participaram agentes da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop) e do Grupo Tático Aéreo (GTA), lotados na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A ação, além da troca de conhecimentos sobre táticas operacionais avançadas, amplia também as redes de contato entre as forças de segurança da região, fortalecendo o combate às organizações criminosas com atuação transnacional, impactando diretamente o Amapá.
De acordo com a Sejusp, a parceria permite que os policiais brasileiros aprendam as melhores práticas da GIGN, conhecida por sua eficácia em missões de alto risco. Os policiais franceses também se beneficiam com a experiência brasileira nas operações urbanas e de combate às facções criminosas.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, José Neto, as equipes do Amapá participaram deste intercâmbio técnico-operacional com foco no aprimoramento de técnicas de tiro de precisão e na cooperação entre as forças de segurança do Brasil, Guiana Francesa e Suriname.
“Esse compartilhamento de experiências e expertise em operações especiais tem nos ajudado a combater crimes de fronteira e os grupos criminosos, além de fortalecer a cooperação internacional entre as duas instituições”, explicou o secretário.