Banner principalGeral

Ação humana está alterando o ciclo da água, aponta estudo da Nasa

Artigo da agência norte-americana aponta que a agricultura é o principal fator que tem impactado no ciclo da água

Cientistas da Nasa fizeram uma análise de quase 20 anos de observação para mostrar que o ciclo global da água está mudando de maneiras sem precedentes. Um artigo da agência espacial norte-americana aponta que a maioria dessas mudanças é impulsionada por atividades agrícolas.

Mudanças no ciclo da água

  • Mudanças no ciclo da água: cientistas da Nasa identificaram alterações sem precedentes no ciclo global da água entre 2003 e 2020, causadas majoritariamente por atividades humanas.
  • Impacto humano: a agricultura, especialmente a irrigação com água subterrânea, está alterando o ciclo da água, como observado na seca no norte da China.
  • Três tipos de mudanças: o estudo destaca redução de reservatórios subterrâneos, alterações sazonais e aumento de eventos extremos como inundações.
  • Objetivo do estudo: os dados visam melhorar modelos do ciclo da água para considerar a interferência humana e aprimorar a gestão hídrica global.

As ações humanas têm impactado nos ecossistemas e na gestão da água. Cientista pesquisador da Nasa e autor principal do artigo, Wanshu Nie esclarece que as práticas de gestão da água, como projetar infraestrutura para inundações ou desenvolver indicadores de seca para sistema de alerta precoce, são frequentemente baseadas em suposições de que o ciclo da água flutua apenas dentro de um certo intervalo.

A alteração no ciclo da água pode prejudicar as ações de combate aos eventos extremos, como seca e inundações.

Agricultura

O uso da água para a irrigação das plantações é uma das ações que mais tem prejudicado o ciclo da água. Um exemplo é a seca extrema que afeta o norte da China.

Mesmo com período longo de estiagem, alguns locais continuam dando frutos, isso porque os produtores continuam a irrigar as terras. A irrigação das terras só é possível porque água subterrânea é bombeada para a superfície. Os cientistas alertam que essa retirada da água pode causar grandes prejuízos a longo prazo.

O artigo concentra em três tipos diferentes de mudanças no ciclo da água: diminuição de água em um reservatório de água subterrânea, alteração na sazonalidade, como a típica estação de cultivo começando mais cedo, ou derretimento da neve mais cedo e maior frequência de eventos extremos, como inundações e seca.

Os dados do estudo foram coletados de 2003 a 2020 de várias fontes de satélite diferentes da Nasa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo