Unidade integrante do planejamento de reforço na saúde do Governo do Amapá, durante as festividades de fim de ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 764 chamadas clínicas, acidentes de trânsito, quedas e outros casos, entre os dias 24 a 31 de dezembro de 2024. Os dados foram divulgados na sexta-feira, 3.
Dentre as ocorrências em destaque, 21 atendimentos foram por colisões entre motos e carros, três entre automóveis e 15 por quedas. Adultos e idosos lideraram na classificação por grupo, somando 289 atendimentos.
Durante as quatro noites do “Maior Réveillon do Amapá“, o Samu registrou maior demanda por condições clínicas. No dia 31 de dezembro, foram registrados três atendimentos por pressão alta. Já no dia 30, casos de intoxicação por álcool, queimaduras e ferimentos refletiram o aumento de situações de risco típicas do período festivo.
A maioria das ocorrências foram atendidas pelas Unidades de Suporte Básico (USB), enquanto 67 demandas mais complexas foram realizadas por Unidades de Suporte Avançado (USA).
Eficiência no atendimento
De acordo com o diretor do Samu, Donato Farias, o serviço manteve sua eficiência durante o período de festas de fim de ano, realizando atendimentos em ampla diversidade de situações.
“A predominância de casos de hipertensão é um reflexo recorrente, especialmente em idosos e pessoas com condições preexistentes. Por outro lado, as ocorrências de intoxicações alcoólicas, ferimentos e queimaduras reforçam a importância de medidas preventivas em eventos festivos”, destacou o diretor.