Por Gilvana Santos
A escola de samba do Bairro do Laguinho, Piratas Estilizados comemora, neste dia 5 de janeiro, seus 51 anos de muitas glórias no carnaval amapaense. Uma trajetória que iniciou conquistando títulos como bloco de rua até chegar ao Grupo Especial da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), onde sem mantém desde sua ascensão.
Carinhosamente chamada de “Mais Querida”, por atrair brincantes de várias agremiações, Estilizados se destaca pela irreverência.
Sem medo de errar, seus dirigentes sempre buscaram inovar na avenida como ao levarem as primeiras alegorias com movimento e iluminação, inovaram com a primeira comissão de frente formada somente por mulheres, antes eram apenas homens, ou na ousadia de levar também pela primeira vez para o desfile um violão sete cordas, tocado pelo violonista Leonardo Trindade, sem contar que foi a pioneira em comissão de frente, casal de mestre sala e porta bandeira e ala coreografadas, sob condução do carnavalesco Heraldo Almeida.
“Nós conseguimos, ainda nos desfiles da Av. FAB, colocar uma alegoria com uma cachoeira jorrando água durante todo o desfile. Isso para a época era uma inovação muito grande”, recorda Dô Sacaca, fundador e ex-presidente da escola.
Mais recente, a agremiação que ostenta em seu estandarte as cores laranja, verde, preta e branca, ousou ao apresentar o enredo “Xô Preconceito”, falando de inclusão e respeito às diferenças erguendo a bandeira da diversidade e das lutas sociais. Inovou novamente, em 2024, ao trazer na abertura do desfile um show de drones que iluminou os céus do Sambódromo para alegria e encanto dos presentes na Av. Ivaldo Veras.
Atualmente, tem no comando a jovem Rebeca Lima, filha de fundadores e integrante da escola desde a ala das crianças até ocupar o posto de Rainha da Bateria.
“Estamos evoluindo a cada ano e trabalhando duro em busca do nosso objetivo que é trazer para nossa família alaranjada o tão sonhado título da Era Sambódromo”, afirmou a presidente de Piratas Estilizados.
O aniversário é hoje (5), mas a diretoria prepara uma grande comemoração com mais um Show Alaranjado e a participação do sambista carioca, Igor Viana, intérprete da Camisa Verde e Branco de São Paulo, no próximo sábado (11), na Quadra da Escola Azevedo Costa. Informações pelo telefone de Piratas Estilizados (96) 9168-2430.