‘Fui confiando em Deus’, diz 1ª jovem amapaense a competir no Triathlon dos Jogos Escolares Brasileiros
Yasmin Nunes, de apenas 16 anos, aceitou o desafio de competir na modalidade de resistência que combina natação, ciclismo e corrida.
Por: Núbia Pacheco/Tv Equinócio
Apesar de muito jovem, com apenas 16 anos, Yasmin Nunes, já tem uma longa trajetória no mundo dos esportes. Aos 2 anos já fazia ballet, Aos 7 anos começou a fazer natação, aos 8 anos entrou no judô, no basquete e na patinação, aos 14 anos começou a praticar tênis e agora, aos 16 anos, ela estreia no triathlon.
“Minha história no triathlon foi mais recente. Eu estava em uma competição nacional de foguetes chamada “Jornada de Foguetes” na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e a minha professora de educação física me mandou mensagem me falando que tinha me inscrito nas seletivas do triathlon e me perguntou se eu ia participar, logo aceitei, pois amo desafios! Cheguei de viagem de noite e no dia seguinte era a competição. Dei umas voltas de bicicleta e fui confiando em Deus“, expressou.
O triathlon é um esporte que combina três modalidades de resistência, realizadas em sequência: natação, ciclismo e corrida.
Yasmin conta que não tinha experiência nenhuma na modalidade, mas ao aceitar o desafio, deu o seu melhor para concluir a prova com êxito.
Foi assim que ela conseguiu a vaga para os jogos da juventude. A partir de então, ela começou a treinar 6 dias na semana.
“Meus treinadores Simone, Felipe e Tacio, foram fundamentais para que eu não desistisse, pois o triathlon não é um esporte facil, já que tem 3 esportes diferentes na prova”, disse.
Antes da competição, a jovem participou de vários simulados e de uma competição, a qual ficou em 4º lugar. Nesta competição, ela disputou com pessoas adultas que já possuem anos de experiência.
Triathlon
O triathlon é um esporte que combina três modalidades de resistência, realizadas em sequência: natação, ciclismo e corrida. O objetivo é completar as três disciplinas na menor quantidade de tempo possível, sem interrupções entre elas. A cada modalidade, o atleta deve realizar a transição para a próxima, o que exige uma excelente preparação física, mental e logística.