Desde 2019, o Projeto Transformando Vidas, uma parceria entre a Prefeitura de Santana, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e o Instituto de Administração Penitenciária do Estado (IAPEN), tem colhido resultados expressivos na ressocialização de internos dos regimes aberto e semiaberto. Atualmente, cerca de 100 reeducandos participam da iniciativa, que combina trabalho, capacitação profissional e formação educacional.
Graças à renovação do acordo de cooperação técnica em 2024, o projeto agora também inclui cursos profissionalizantes que serão oferecidos nos próximos meses.
Além disso, neste ano, pela primeira vez, reeducandos passaram pela avaliação do exame de banca, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) em parceria com o Escritório Social do TJAP. Essa ação possibilita a conclusão do ensino fundamental ou médio, contribuindo para o avanço educacional e profissional dos participantes.
“Neste ano, tivemos três aprovados na Prova de Exame de Banca, o que demonstra o impacto positivo do projeto no município de Santana. A formação educacional abre novos horizontes, permitindo que os reeducandos possam acessar cursos técnicos, profissionalizantes e, futuramente, até o ensino superior. Esse é o verdadeiro ciclo de ressocialização que buscamos”, destacou Franz Muller, coordenador do projeto.
Além de promover a capacitação, o projeto também tem contribuído diretamente para a reintegração social. Atualmente, os participantes desempenham atividades na Secretaria Municipal de Obras (SEMOP), fortalecendo a missão de transformar vidas por meio do trabalho e da educação.