Energia começa a ser restabelecida após incêndio em subestação que deixou municípios no escuro
As áreas afetadas incluem Porto Grande, Pedra Branca, Serra do Navio, Cutias, Itaubal, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene.
Um incêndio ocorrido na Subestação Central, em Ferreira Gomes, distante cerca de 137 km de Macapá, causou um apagão, deixando dez municípios do estado sem energia.
A CEA Equatorial, empresa responsável pelo fornecimento, informou que mobilizou equipes operacionais para controlar a situação e enviou uma subestação móvel para o local, buscando restabelecer o serviço o mais rápido possível.
Em nota, foi informado ainda informou que o fornecimento de energia foi normalizado às 10h33 nos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene, após a recomposição da linha de transmissão que atende estas cidades.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80 mil pessoas foram diretamente atingidas pela falta de energia.
Nota oficial
A CEA Equatorial informa que um incêndio atingiu a estrutura da Subestação Central, localizada no município de Ferreira Gomes, na madrugada desta sexta-feira, 8, afetando o sistema de distribuição de energia que atende os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Serra do Navio, Cutias, Itaubal, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene.
Imediatamente, a distribuidora mobilizou as equipes operacionais para atuar na situação. Além disso, a empresa está preparando o deslocamento da Subestação Móvel ao local do evento, para que sejam feitas as operações necessárias a fim de normalizar o fornecimento no menor tempo possível.
Um novo informativo será repassado em breve com as informações atualizadas sobre o evento.
Ainda não há informações sobre os danos causados pelo incêndio.