Cidade

Transatlântico chega ao Amapá com turistas do Canadá, Inglaterra e EUA

Grupo chegou ao Porto da Praticagem, na Fazendinha, a bordo do transatlântico de expedição Seabourn Venture, de bandeira das Bahamas

Cultura, artesanato e as riquezas naturais do estado mais preservado do Brasil foram atração para 250 turistas que visitaram o Amapá na tarde de domingo, 27. O grupo chegou ao Porto da Praticagem, na Fazendinha, na Zona Sul de Macapá, a bordo do transatlântico de expedição Seabourn Venture, de bandeira das Bahamas, e conheceu quatro dos principais pontos turísticos do estado.

Para receber os estrangeiros, em sua maioria ingleses, canadenses e estadunidenses, o Governo do Amapá preparou uma recepção diferente em cada ponto com grupos de marabaixo, escola de samba e degustação de vinho tinto de açaí, além da nossa tradicional gengibirra. Ainda no porto, foram recebidos pelo ritmo do marabaixo e em seguida divididos em grupos de 36 pessoas, que ocuparam sete ônibus, para as visitações.

O navio saiu das Bahamas, país composto por ilhas no Caribe, percorreu parte da Europa, até passar por Belém e Santarém, no Pará, e aportar em Macapá.

Nem o sol e a alta temperatura desanimou o grupo, que visitou primeiro o monumento Marco Zero do Equador, onde experimentaram a sensação de estar, ao mesmo tempo, nos hemisférios Norte e Sul. Os turistas foram recepcionados com uma degustação de gengibirra e por parte da bateria da escola de samba Piratas da Batucada, que deram uma pequena amostra da alegria do carnaval amapaense.

Em seguida os visitantes puderam conhecer a cultura ribeirinha amapaense, no Museu Sacaca, onde a história do mestre da floresta e as construções indígenas presentes no museu chamaram a atenção dos grupos. Durante a visita, eles também puderam conhecer a história do Marabaixo ao som do ritmo de raiz amapaense.

A chegada dos turistas animou também os trabalhadores da Casa do Artesão. A vitrine de produção dos artistas locais, com uma variedade de peças e matéria-prima, surpreendeu e atraiu os visitantes, movimentando a economia local. No passeio, os visitantes também puderam ver de perto o processo de produção de arte em cerâmica, com o artesão Paulo Mendes, e degustar o vinho tinto de açaí.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo