Polícia Federal investiga desvio de verbas em obra de urbanização em Macapá
Ação apura a existência de possível esquema de corrupção na execução da obra de urbanização e paisagismo da Praça Jacy Barata
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro, a Operação Plattea, com o objetivo de apurar um possível esquema de corrupção envolvendo a obra de urbanização e paisagismo da rua Beira Rio, na praça Jacy Barata, em Macapá. A ação, realizada em conjunto com a procuradoria regional da república da 1ª região, cumpriu dez mandados de busca e apreensão nos bairros Cabralzinho, Central, Laguinho e Jardim Marco Zero.
As investigações apontam para indícios de fraude no contrato de repasse da união, no valor de mais de R$ 10 milhões, destinado à urbanização e paisagismo da área. De acordo com a PF, a empresa vencedora da licitação teria pago propinas de cerca de 5% do valor dos serviços executados a servidores públicos municipais logo no início da obra. Posteriormente, os valores de propina teriam aumentado para até 20% do montante devido pelos serviços, totalizando mais de R$ 500 mil em vantagens indevidas.
Os suspeitos poderão ser responsabilizados por crimes como organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, concussão e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, as penas podem ultrapassar os 40 anos de prisão, além de multas. A Polícia Federal segue investigando o caso para esclarecer os detalhes do esquema fraudulento.