Estudantes das comunidades do campo participam de Desfile Cívico de 7 de Setembro
Desfile contou com aproximadamente 500 participantes, entre estudantes, profissionais da educação municipal e comunidade local
Neste sábado, 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, estudantes das escolas municipais dos distritos de Santa Luzia do Pacuí, Tracajatuba I e São Joaquim do Pacuí participaram do Desfile Cívico 2024 com o tema “Macapá canta: o jeito de ser do povo daqui!”.
Como acontece há 60 anos, o evento ocorreu em Tracajatuba I, distante 140 quilômetros de Macapá, na rua da Escola Municpal de Ensino Fundamental (EMEF) Erídio Rocha, e contou com aproximadamente 500 participantes, entre estudantes, profissionais da educação e comunidade local.
Para Manoel dos Santos, de 53 anos, coordenador do projeto na comunidade, o evento é um grande acontecimento para os moradores daquela região.
“Toda a comunidade da região do Pacuí se reúne aqui em Tracajatuba para a comemoração da Semana da Pátria. São dois dias de festas. É uma tradição dos moradores e um momento de interação entre as crianças, famílias e profissionais envolvidos na organização”, enfatizou o coordenador.
A moradora Aldinéia Palmeirim, mão da aluna Lívia Nicolly, de 6 anos, estudante da EMEF Campina de São Benedito, contou que a filha estava ansiosa por participar do Desfile Cívico.
“A Nicolly gosta de ver a banda se apresentar e de cantar o hino de Macapá e da Bandeira. É uma oportunidade que temos de ver nossos filhos interagindo com os colegas, entendendo um pouco da nossa cultura por meio das músicas e apresentações dos pelotões”, disse a mãe da menina.
Madson Millor, secretário de educação do município de Macapá, ressaltou a importância dos desfiles cívicos das escolas do campo.
“É papel da Educação disseminar a compreensão geral do valor da independência do país. E realizar o Desfile Cívico nos distritos de Macapá é uma forma de oportunizar que nossas crianças possam viver esse momento de cidadania e amor pela Pátria”, destacou o secretário.
O evento tem por objetivo, criar um cenário pedagógico e cultural capaz de proporcionar momentos significativos de aprendizagem para os alunos, envolvendo todos os membros da comunidade escolar em um grande encontro cultural.
O tema “Macapá canta: o jeito de ser do povo daqui!” busca promover a valorização da cultura e da identidade da capital, destacando a música local e suas diferentes manifestações.
Escolas participantes
EMEF Maria Eugênia
EMEF Aurino Ramos
EMEF Liberdade
EMEF Benedita Neves
EMEF Sebastião Rocha
EMEF Pratinha
EMEF Eridio Rocha
EMEF Campina de São Benedito
O evento foi realizado pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com as parcerias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Guarda Municipal, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC) e Instituto Federal do Amapá (IFAP), que disponibilizou a “Banda do IFAP” composta por estudantes do ensino médio e técnico, do Instituto.