Uma turma de 60 alunos de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), campus Território dos Lagos (município de Amapá) fez uma imersão no mundo da pesquisa científica da Embrapa Amapá. A chefa de Pesquisa e Desenvolvimento, Cristiane Ramos de Jesus, deu as boas-vindas aos alunos e professores.
Na primeira parte da programação, os estudantes conhecerem os ambientes e equipamentos utilizados para pesquisas com análises físico-químicas de solos, e para controle de moscas-das-frutas.
Em seguida, pesquisadores e analistas apresentaram um ciclo de palestras sobre temas como análise sensorial e a qualidade dos alimentos através dos sentidos (Valeria Bezerra); pesquisas com cafeeiro no estado do Amapá (Rogério Alves); tecnologias para cultivo de açaí em terra firme (Nagib Melém); inovações na cadeia produtiva da mandioca no estado do Amapá (Walter Paixão); desafios do cultivo de banana no estado do Amapá (Jackson dos Santos); e ocorrência da vassoura de bruxa da mandioca em roças no estado do Amapá (Adilson Lima).
A programação foi encerrada com uma visita à Vitrine Tecnológica do Açaí Seguro, onde a pesquisadora Valeria Bezerra demonstrou as etapas de boas práticas de açaí de batedeira para obter um alimento livre de contaminantes, com ênfase na tecnologia do choque térmico nos frutos.
“A universidade é excelente, os alunos aprendem a teoria e a prática, mas é importante também oportunidades como essa, para discutirem com os especialistas agrônomos, químicos e outros profissionais, e assim terem uma visão mais ampla para exercer a profissão”, destacou o pesquisador Nagib Melém.
De acordo com a professora Alana Soares, coordenadora do curso, a tarefa acadêmica após a programação na Embrapa, consiste na elaboração de um relatório individual da visita, contendo os tópicos abordados e as perspectivas em relação à pesquisa no campo da engenharia agronômica para o estado do Amapá.
A aluna Livian Castro está no último semestre do curso e considerou esta visita mais um estímulo aos seus planos. “Quero muito seguir na área da pesquisa e foi muito interessante conhecer de perto como é feito o trabalho da Embrapa nos laboratórios”.
Os alunos e professores receberam informativos sobre biofertilizantes, como planejar uma batedeira de açaí, plantio de açaizeiro em terra firme, feijão-caupi, matapi sintético, castanha na roça, açaizais de grota, pau mulato e aquaponia.