Voepass: Piloto de aeronave comentou sobre possível falha em sistema antigelo antes de acidente
Aeronave caiu em Vinhedo (SP) no dia 9 de agosto e deixou 62 mortos
Gravações de conversas recuperadas das caixas-pretas entre os pilotos do avião da VoePass indicam que eles notaram um possível problema no sistema antigelo da aeronave antes da queda. De acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), às 12 horas, 15 minutos e 42 segundos, um dos tripulantes comentou sobre falha no sistema “de-icing”, mas o órgão não confirma defeito. A aeronave caiu em 9 de agosto, deixando 62 mortos.
“O que temos até o momento é uma fala extraída que um dos tripulantes indica que haveria uma falha no sistema de de-icing. Todavia, essa informação não foi confirmada no gravador de dados”, explicou o chefe do Cenipa, Marcelo Moreno. Ele pontuou, ainda, que a informação levantada nos 30 dias de apuração é “muito preliminar”.
Representantes do centro explicaram que o sistema de proteção contra gelo de uma aeronave é dividido em quatro partes: detecção, proteção da aeronave contra o gelo, alarmes na cabine para os pilotos e procedimentos a serem seguidos. A investigação aponta que o sistema de de-icing foi desligado duas vezes durante o voo, e foi ligado na terceira vez, ficando acionado até a queda.
O tenente-coronel Fróes afirmou que ainda não é possível saber se o sistema foi desligado manualmente ou por uma falha. “Não podemos precisar, neste momento, se a tripulação desligou ou se alguma outra coisa possa ter desligado o sistema. Isso são os próximos passos da investigação”, explicou.
O Cenipa afirmou que, no dia do acidente, “havia muita umidade combinada com temperatura do ar abaixo de 0°C, o que favoreceu a ocorrência de Formação de Gelo em Aeronave (FGA) severa, desde o centro-norte do Paraná (PR) até São Paulo (SP)”.
“Novos dados estão em processo de coleta para posterior validação, a fim de fundamentar as análises, de modo a garantir a precisão e a confiabilidade das conclusões que serão apresentadas no Relatório Final”, pontuou Fróes.
Segundo representantes do Cenipa, o relatório de investigação do órgão não tem caráter punitivo e busca “entregar segurança no transporte aéreo da sociedade”.
“Sabemos que nenhuma explicação ou detalhe técnico preencherá o vazio deixado, mas estamos empenhados em divulgar com a máxima transparência e máxima imparcialidade as informações que constam nesse reporte preliminar”, declarou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno. O relatório foi apresentado aos familiares das vítimas antes da imprensa.