Cidade

Profissionais da Educação Municipal recebem formação do Programa Educa Macapá

Capacitação acontece de 2 a 6 de setembro e é voltada para professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino fundamental das escolas do município

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seemed), realiza no período de 2 a 6 de setembro, formação continuada do programa Educa Macapá para professores, diretores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental das escolas municipais da capital. Mais de mil profissionais passarão pela formação, que acontece numa faculdade, na Zona Sul de Macapá.

A Formação permite aos profissionais, conhecimento sobre a utilização de ferramentas pedagógicas no aprimoramento das habilidades que evolvem o currículo escolar, planejamento das aulas, estrutura didática de desenvolvimento do conteúdo e a leitura de acordo com o nível de aprendizado de cada aluno.

O Educa Macapá trabalha eixos pedagógicos que são a Formação, Avaliação, Acompanhamento, Material Didático (que são os livros) e gestão, como um todo.

Jogos educativos, como caça palavras, confecção de brinquedos, incentivo à escrita e a leitura, Contação de Histórias, aulas ao ar livre, e outras atividades que fogem do convencional, são algumas das ferramentas utilizadas pelos professores para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Cronograma de capacitações

De 2 a 6 de setembro | das 7h30 às 11h40 e das 13h30 às 17h40

  • 2, 3 e 4 de setembro – Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental
  • 5 de setembro – Público-alvo: Diretores do Ensino Fundamental
  • 6 de setembro – Público-alvo: Coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental SOBRE O EDUCA MACAPÁ

O Educa Macapá é o maior programa de alfabetização do município de Macapá, cujo principal objetivo é alfabetizar as crianças na idade certa. O programa é desenvolvido em cinco eixos (acompanhamento, avaliação, formação, material estruturado e apoio a gestão) com objetivo de melhorar as estratégias de ensino em sala de aula para elevar o nível de aprendizado dos estudantes, com referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal.

O programa foi criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá com o intuito de fortalecer todas as áreas da Educação municipal após o período de ensino remoto. É realizado em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC), por meio do programa Educar pra Valer, cujos formadores são da Lyceum Consultoria Educacional, focados em três áreas que se interligam: o material didático-pedagógico estruturado, a avaliação diagnóstica e o acompanhamento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo