Seminário aborda resgate, resistência e soberania das mulheres negras
Debate busca refletir sobre a valorização e resgate da cultura afroamapaense no estado
No dia 30 de agosto de 2024, vai ocorrer o seminário intitulado “Mulheres Negras: Resgate, Resistência e Soberania”. O evento é totalmente gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do site https://doity.com.br/semin-mulheres-negras-resgate-resistencia-soberania.
A realização do seminário será de forma presencial, na Procuradoria Geral da Justiça, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O evento é aberto para os seguintes públicos: procuradores e promotores da justiça, servidores, estagiários, terceirizados, voluntários do Ministério Público do Amapá (MPA-AP) e dos demais órgãos institucionais, comunidades negras do estado do Amapá, acadêmicos, professores, gestores escolares e população amapaense.
Para a coordenadora do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma-AP), Carmen Sheila Coimbra, essa iniciativa vem promover o debate entre os diversos fatores sociais, buscando fortalecer também outros movimentos.
“Depois de inúmeras intolerâncias sofridas pelo povo de matriz africana aqui no estado do Amapá, nos reunimos com a Unifap para promover esse debate, porque o grupo Centro de Estudos de Religiões, Religiosidade e Políticas Públicas também vem com essa proposta de valorização e preservação de valores educacionais, sociais, culturais e religiosos dessa cultura afro-amapaense. A partir desse debate a gente possa refletir quais são as formas de desenvolvimento dessas políticas públicas, pela valorização da cultura afro-amapaense, pode estar voltada para nós mulheres, nesses grandes segmentos que têm referência hoje no estado do Amapá”, explica a coordenadora.
O evento conta com a parceria do Instituto Afro Brasileiro Imaculada Conceição (Iabic- AP/PA), Ministério Público do Amapá (MPA), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Programa de Pós-graduação em História (PPGH), Centro de Estudos de Religiões, Religiosidade e Políticas Públicas (Cepres), Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma-AP).