Estudantes de escolas municipais de Macapá participam da 3ª Olimpíada Mirim de Matemática nesta terça, (27)
Alunos responderam a 15 questões de matemática e lógica. Aqueles com as melhores pontuações se classificam para a fase nacional
Na manhã desta terça-feira, (27), dezessete escolas municipais, com turmas do 2º ao 5ª ano do Ensino Fundamental, participaram da 3ª Olimpíada Mirim de Matemática voltada para escolas públicas e privadas.
De acordo om o professor Tiago Costa, um dos responsáveis pela inscrição da Escola Municipal Aracy Nascimento, localizada na área central de Macapá, 27 alunos da instituição realizaram as provas.
“Se apropriar da ludicidade no ensino da matemática é uma ótima estratégia de dissolução do mito de que a matemática é um bicho de sete cabeças. Com uma metodologia simples e atrativa, a disciplina pode ser assimilada mais facilmente”, disse o professor, confiante no trabalho que desenvolveu com os alunos nos últimos meses, focado nesta Olimpíada.
A pequena Clarice Pérola, de 7 anos, confirmou a fala do professor em relação à confiança de bons resultados. “Eu estou preparada para a prova e tenho certeza que me sairei muito bem”, disse a menina, empolgada.
Madson Millor, secretário municipal de educação, esteve na EMEF Aracy Nascimento, acompanhando essa primeira fase da Olimpíada.
“Ações como essa são importantes porque incentivam as crianças a se desafiarem no aprendizado. Elas se sentem motivadas a participarem das atividades e esse comportamento se reflete dentro e fora da sala de aula”, destacou Millor.
Olimpíada Mirim – OBMEP
A Olimpíada Mirim – OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é uma iniciativa do IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.
A Olimpíada Mirim divide os alunos em dois níveis, Mirim 1 – alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental e Mirim 2 – alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.