Pouco compreendido no Brasil, conheça o modelo baixo custo ou “low cost” oferecido pelas companhias aéreas
Há quem diga que o modelo atualmente oferecido pelas companhias aéreas brasileiras está longe do tempo dourado da aviação brasileira, principalmente pelo serviço de bordo oferecido, pois no passado muitos passageiros relembram dos banquetes oferecidos durante os voos. Em resumo, há uma simplificação dos serviços oferecidos.
O tempo mudou, e a aviação também se transformou na sua metodologia de serviços oferecidos, impactando diretamente no fluxo de caixa.
Deixando de lado as lembranças da época de ouro da aviação no Brasil, a estratégia oferecida pelas principais companhias aéreas (principalmente as do Brasil) mira sempre no menor custo possível das suas operações, impactando diretamente nos serviços oferecidos aos passageiros. E por se tratar do Brasil, estamos falando de um dos países que contam com um dos maiores custos operacionais, principalmente o de querosene, além dos altos impostos.
Se antes havia refeições a bordo, agora, as companhias oferecem snacks e algumas bebidas, o que pode causar um estranhamento por parte de alguns clientes, entretanto, para uma companhia aérea oferecer uma passagem “mais em conta”, isso só é possível graças ao menor custo operacional, vulgo operação de baixo custo ou “low cost”.
Além de um serviço de bordo mais simplificado, a exceção fica por conta dos clientes mais fiéis ou com maior categoria no programa de fidelidade, no qual há um tratamento diferenciado para estes passageiros.
As companhias aéreas implementam diversas estratégias e práticas operacionais para o menor custo, como:
- Frota uniforme de aeronaves: no modelo de baixo custo, manter apenas um modelo de aeronave pode ser atrativo para reduzir não só o custo operacional das aeronaves, mas também o treinamento de tripulação e colaboradores.
Além disso, as configurações de assentos das companhias aéreas brasileiras contam com uma única classe quando falando das operações domésticas com aviões de corredor único, podendo priorizar o maior número de assentos, e assim, tornar as viagens menos confortáveis.
- Serviços adicionais: atualmente, as companhias aéreas oferecem alguns serviços adicionais, como a marcação de assentos e o despacho de bagagens. Tais serviços são oferecidos pela Azul, GOL e LATAM Brasil, mesmo que elas não anunciem de forma explícita que são companhias low cost.
Ainda que o modelo low cost esteja bastante presente no Brasil, não existe uma padronização unânime entre as companhias, deixando que cada empresa possa oferecer o seu modelo de baixo custo, o que pode causar um estranhamento ou não compreensão aos passageiros frequentes quando optam por voar em outra companhia aérea.
Por fim, se ainda há um estranhamento por esse método oferecido para alguns passageiros brasileiros, tal evidência fica maior quando companhias aéreas estrangeiras low cost passaram a ofertar voos ao Brasil, alguns serviços como o embarque com malas de 10kg podem ser cobrados, incluindo o acesso ao wi-fi ou serviço de bordo, como no caso da Flybondi (Argentina) e a JetSmart (Chile).