Cidade

Preservação da Amazônia é tema de pesquisa sobre lixo marinho

Dados estão sendo gerados a partir dos níveis de contaminação do litoral amazônico

Buscando impulsionar a pesquisa no estado e incentivar a preservação dos rios amapaenses e do Oceano Atlântico, o Governo do Amapá está organizando uma coleção de lixo marinho encontrado na região, com base nas pesquisas colaborativas do projeto Observatório do Lixo Antropogênico Marinho (Olamar) entre Amapá, Pará e Maranhão.

A iniciativa, que é coordenada pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), conta com a parceria da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), visando unir esforços no combate à poluição plástica na Costa Amazônica Brasileira.

O projeto Olamar é uma pesquisa científica colaborativa onde são compartilhados dados e recursos que ajudarão na geração de informações sobre a poluição plástica e outros resíduos antropogênicos encontrados na Costa Amazônica.

No Amapá, o Iepa implementou uma linha de pesquisa voltada para a poluição plástica no estado, além de coordenar e realizar um dos primeiros estudos sobre microplásticos em sedimentos na região.

Os pesquisadores do instituto também integram a Rede Oceano Limpo Amapá, com foco no incentivo e elaboração de políticas públicas voltadas ao tema em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo