Esportes

GP da Hungria: Oscar Piastri quebra jejum e vence sua 1ª corrida na F1

Dobradinha da McLaren faz a equipe assumir a vice-liderança na corrida de construtores

Por Marcelo Beijamim

Uma corrida tensa do início ao fim com tomadas de decisões erradas de equipes e pilotos, fez a corrida da Hungria, em Budapeste, realizada neste domingo (21), ser uma das mais eletrizantes da temporada. O piloto australiano Oscar Piastri de 23 anos venceu a sua primeira corrida na F1 após desbancar seu colega de equipe, Lando Noris e Max Verstappen na largada.

O resultado poderia ter sido outro se não fosse a interferência da própria equipe em relação à Lando Noris, que assumiu a liderança da corrida após uma tomada de decisão errada da McLaren em chamar primeiro ele, que estava em 2ª lugar para o box (troca de pneus), para que três voltas depois chamasse o Piastri que estava em primeiro. Assim, Lando acabou assumindo a liderança na volta 45. Mas, faltando três voltas para o fim, Noris devolve a posição a Oscar Piastri após muita insistência do engenheiro ao piloto, que não queria ceder o lugar.

Apesar da confusão e da estratégia errada em certo momento, o resultado marcou a primeira dobradinha da McLaren na Fórmula 1 desde o GP da Itália de 2021, com Daniel Ricciardo vencendo e Norris em segundo lugar. Além disso, Piastri tornou-se o sétimo vencedor diferente da temporada de 2024, um feito não visto na categoria desde 2012.

A dobradinha levou a McLaren a assumir o vice-campeonato de construtores, ficando a 51 pontos da líder Red Bull Racing. No campeonato de pilotos, Max Verstappen continua à frente de Lando Norris com uma vantagem de 76 pontos. A maior mudança foi a ascensão de Lewis Hamilton, que subiu da oitava para a sexta posição, acumulando agora 125 pontos.

Briga pelo 3º lugar

Além da briga interna da McLaren de qual de seus pilotos ganharam, o terceiro lugar também foi bastante disputado entre Lewis Hamilton (3º ligar), Charles Leclerc (4º ligar) e Max Verstappen (5º ligar). Na volta 57 Verstappen acabou passando Leclerc e assumindo o 4º lugar. A briga pela terceira posição passou a ser entre o tricampeão, Max, e o sete vezes campeão mundial, Hamilton, em um embate direto.

A tensão entre os dois explodiu a partir da volta 62 quando Verstappen tentou uma ultrapassagem por dentro da curva em cima de Hamilton, ele não cedeu, e os dois carros se encostaram, roda com roda, após Max tentar uma freada em alta velocidade. Com o choque, o carro de Verstappen ergueu na pista e foi para fora da pista, caindo para a quinta posição, e dando de presente o quarto lugar para Leclerc que vinha atrás no momento da batida e Lewis acabou conquistando a terceira posição.

Essa não é a primeira vez que os dois se enfrentam. Na corrida do GP da Itália, em 2021, foi a primeira vez que os dois se tocaram e ocasionaram um dos acidentes mais importantes daquele ano, que tirou ambos da corrida. Quando o carro da Red Bull acabou subindo em cima do carro de Hamilton, jogando a dupla para fora da pista, após Max passar por cima das lombadas em uma curva.

No mesmo ano, no GP da Inglaterra, os dois voltaram a se enfrentar, mas dessa vez quem levou a pior foi Max Verstappen. O acidente aconteceu na primeira volta, quando ambos brigavam pela 1ª posição da corrida e pelo 1º lugar do campeonato de pilotos daquele ano. Nessa corrida Max tentou ultrapassar Lewis Hamilton também numa curva, mas dessa vez por fora, quando a roda traseira bateu na roda da frente do carro da Mercedes, fazendo o carro de Red Bull girar na pista até bater no muro de contenção.

200 pódios na carreira de Hamilton

Com a vitória na Hungria, neste domingo, Lewis Hamilton atingiu a histórica marca de 200 pódios na F1. Em mais de uma década competindo na F1, Lewis é dono de 7 títulos mundiais e junto com sua atual equipe, Mercedes, ajudou a conquistar por 8 vezes consecutivas o título do campeonato de construtores. Esse é  mais um feito de tantas que o britânico de 39 anos possui em seu currículo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo