Cidade

Após 11 anos de espera, Praça Jacy Barata Jucá é entregue para a comunidade

Espaço renasce com o Monumento Lavadeiras do Igarapé das Mulheres e áreas dedicadas aos empreendimentos

Nas margens do majestoso Rio Amazonas, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou à população a nova Praça Jacy Barata Jucá, transformando o cenário da orla da cidade. Este novo espaço não é apenas um lugar de lazer, mas também uma conquista significativa para os empreendedores.

O espaço renasce como parte do Projeto “Orla Viva”, que integra lazer, esporte, entretenimento e turismo, contando com quadras esportivas, o Monumento Lavadeiras do Igarapé das Mulheres e áreas dedicadas aos empreendimentos.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, mencionou que, além de ser um complexo esportivo, a nova praça representa a valorização dos empreendedores que trabalhavam nos arredores da orla da Beira Rio. Entretanto, próximo ao Igarapé das Mulheres, havia alguns comerciantes que precisaram ser compensados financeiramente para a construção da praça.

“Foi necessário indenizar 32 empreendedores que estavam próximos à praça e que foram respeitados e indenizados para montar seus negócios em outro local. Isso não estava previsto, mas valorizamos esses trabalhadores”, relembrou o chefe do Executivo Municipal.

Os serviços foram executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), com um investimento total da obra de R$9.724.395,77, recurso de emenda federal de 2011 do senador José Sarney, financiado com o apoio da Caixa Econômica Federal, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

Espaço

A praça conta com um complexo esportivo que inclui campo society em grama sintética, 3 quadras poliesportiva, 3 campos de areia para futevôlei e beach tennis, quadra de basquete 3×3, conjunto de futmesa, academia ao ar livre, tênis de mesa, mesas de xadrez e dama.

Além disso, tem o tradicional bar do Flamengo, duas guaritas da Guarda Civil Municipal, banheiros públicos, restaurantes e praça de alimentação.

Monumento

Para valorizar a história de Macapá, o espaço conta com o Monumento Lavadeiras do Igarapé das Mulheres, que apresenta três esculturas representando três gerações: uma filha segurando uma bacia na cabeça, uma mãe sentada esfregando roupa na pedra, e uma avó agachada lavando uma peça de roupa.

0.9.142

As esculturas têm as seguintes dimensões: a filha possui 6,30 metros de altura, a mãe tem 4 metros,e a avó mede 5 metros de altura. A base do monumento é uma pedra de diâmetro irregular de 10 metros. A estrutura é construída em ferro modelado, massa e concreto.

As personagens exibem características expressivas das mulheres ribeirinhas/nortistas da época. Além disso, baldes feitos de cimento e ferro foram colocados ao lado de cada personagem como adereço. A Obra busca homenagear as antigas lavadeiras do Igarapé e celebrar a história das mulheres que ajudaram a construir a cidade de Macapá. O monumento foi idealizado pelo artista visual J. Márcio e executado em parceria com o escultor Jonas Modesto.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo