BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
O BYD Explorer nº1, gigantesco navio da montadora chinesa, veio ao Brasil pela primeira vez lotado de carros. A ideia é evitar a nova taxação sobre importados

A BYD encomendou no início de 2024 um navio próprio para agilizar as exportações de seus carros fabricados na China e, com isso, evitar maiores transtornos para conseguir embarcações de outras companhias. Nesta semana, o BYD Explorer nº1 fez sua viagem inaugural ao Brasil, trazendo 5.459 carros híbridos e elétricos. E isso não foi a toa.
A montadora chinesa sabe que, a partir de julho, a alíquota de imposto em cima dos carros eletrificados importados subirá mais uma vez no Brasil. Por isso, aproveitou a capacidade de carga de seu gigantesco navio para lotar a embarcação com seus carros e escapar da nova taxação.

O navio da BYD chegou ao Porto de Suape, em Pernambuco. Entre os carros que vieram na embarcação estavam “escondidas” unidades dos dois próximos lançamentos da marca no mercado nacional: o King, sedan “anti-Corolla”; e o Song Pro, SUV híbrido de entrada.
A intenção da BYD é homologar todos os carros o mais rápido possível, já que o Ibama adotou a “Operação Tartaruga” e a liberação da licença ambiental tem demorado mais do que o previsto. Vale lembrar que, em julho, a alíquota de importação, que em janeiro passou a ser de 10% para carros elétricos puros e de 12% para híbridos plug-ins e leves, será reajustada para 18%, 20% e 25% respectivamente.