Audi, GM, Ford e Stellantis: os planos para ter elétricos baratos nos próximos anos
Nos últimos meses, estas montadoras anunciaram parcerias e no mínimo, uma troca de tecnologia

O mundo começou a olhar para a China como uma especial aliada no tema da eletrificação. Como os chineses se anteciparam a esta fase, se encontram em uma posição muito avançada em relação à as montadoras tradicionais.
E nos últimos meses estas montadoras anunciaram parcerias e no mínimo uma troca de tecnologia que poderá resultar em modelos desenvolvidos na China, porém vendidos em outros países por estas mesmas montadoras.
Stellantis
No final do ano passado o grupo Stellantis anunciou a associação com a Leapmotors, uma montadora recente na China e agora detém 49% desta empresa. Seus veículos eletrificados já estão sendo adaptados para a venda tanto na Europa quanto na América do Sul.

E a Stellantis tem pressa: recentemente a empresa disse que até setembro seu primeiro modelo elétrico compacto e barato terá as vendas iniciadas na Europa. No Brasil o anúncio deve ser feito até o final do ano. A expectativa é que modelos como compacto T03 custe em torno dos 20 mil Euros, cerca de R$ 120 mil, 30% menos do que seu modelo elétrico atual mais barato, o Citroën e-C3.
General Motors
A General Motors teve uma série de problemas recentes com modelos eletrificados que já haviam sido anunciados em mercados como os Estados Unidos. A picape Silverado teve produção adiada, houve problemas na produção do Bolt que saiu de linha sem um sucessor entre outros.

Agora a GM já admite de forma aberta que seus próximos carros serão híbridos e o primeiro foi justamente desenvolvidos na China onde já é vendido: o Equinox. Este SUV também deverá ser comercializado no Brasil em 2025 e sua engenharia irá orientar futuros produtos com motorização híbrida nos Estados Unidos onde os sedãs definitivamente perderam espaço e a GM terá mais SUVs e modelos compactos especialmente os de propulsão híbrida.
Ford
A Ford, entre as fabricantes norte-americanos é a que menos tem projetos associados a empresas chinesas. Muito embora o CEO Jim Farley tenha dito que a montadora já tem projetos adiantados a movimentação de bastidores não mostra algo neste sentido. Na Europa, a Ford apaga as luzes de suas fábricas mas não há ainda um carro elétrico de volume e preço acessível.

O próximo elétrico será o Ford Puma Gen-E, que será vendido na Europa mas por um preço ainda estimado em 35 mil euros. A marca precisa de modelos menores e mais acessíveis para manter-se competitiva.
Audi
A Audi literalmente correu por fora quando o assunto é eletrificação e modelos mais acessíveis. Nos últimos dias , os alemães anunciaram uma parceria com a gigante SAIC para construir arquiteturas e carros de forma mais rápida e acessível.

Essa plataforma já tem nome: Advanced Digitized Platform e dará origem a modelos elétricos e eletrificados no futuro com custo de desenvolvimento menor em um tempo 30% mais rápido em relação aos modelos atuais.
Volkswagen
A Volkswagen já havia anunciado parceria com a JAC Motors no desenvolvimento de plataformas e baterias há dois anos. No entanto o mercado mudou e este ano os alemães anunciaram uma parceria com a startup Xpeng. O objetivo é reduzir em 40% o custo de desenvolvimento de carros eletrificados em relação aos modelos da arquitetura atual ID.

A Arquitetura Elétrica da China (CEA) também dará origem aos futuros carros elétricos da marca não somente na China mas em vários países e provavelmente também para os europeus. Dessa forma, montadoras tradicionais esperam conseguir alcançar e reduzir os prejuízos dos últimos anos quando o assunto é eletrificação e se é preciso descarbonizar também estamos falando do desenvolvimento de modelos elétricos e eletrificados de forma mais rápida e também mais acessível ao consumidor comum.