Curiosidades

Um poderoso vulcão está em erupção: o que significa para o tempo e o clima?

É possível que os vulcões tenham um impacto de curto prazo no clima - incluindo o resfriamento da temperatura global - devido aos gases que injetam na atmosfera superior

Quando o Monte Ruang, na Indonésia, sofreu múltiplas erupções explosivas na semana passada, os gases vulcânicos foram lançados tão alto que atingiram a segunda camada da atmosfera, a dezenas de milhares de metros acima do solo.

A força das erupções do Monte Ruang esta semana lançou uma coluna de cinzas a dezenas de milhares de metros de altura e enviou alguns gases vulcânicos a quase 20 mil metros de altura, segundo estimativas por satélite, cerca de 7.620 metros acima do normal para um voo de avião comercial.

Os possíveis efeitos da erupção no clima e no tempo estão começando a se tornar evidentes, embora o perigo representado pelo vulcão persista e as retiradas da população continuem.

É possível que os vulcões tenham um impacto de curto prazo no clima – incluindo o resfriamento da temperatura global – devido aos gases que injetam na atmosfera superior. Mas a influência do Ruang no clima provavelmente será mínima, segundo Greg Huey, diretor da Escola de Ciências da Terra e Atmosfera do Georgia Tech.

O Monte Ruang, um estratovulcão com 725 metros de altura localizado na ilha de Ruang, na província indonésia de Celebes Setentrional, entrou em erupção pelo menos sete vezes desde a noite de terça-feira, de acordo com a agência vulcanológica do país. Estratovulcões podem produzir erupções explosivas porque sua forma cônica permite a acumulação de gás, segundo vulcanologistas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo