Cidade

Cirurgias ginecológicas estão em funcionamento no HU/Unifap

Hospital já realizou 31 procedimentos de laqueadura tubária, destinada à esterelização de mulheres que não desejam mais ter filhos

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU/Unifap), vinculado à Rede Ebserh, realizou no dia 08 de janeiro sua primeira cirurgia ginecológica. Até o dia 07 de março, já são 31 procedimentos de laqueadura tubária realizados. Essa cirurgia, também conhecida como ligadura de trompas, é um procedimento que tem a finalidade de esterilização feminina.

Thayana Sousa Silva, enfermeira e especialista na área de enfermagem cirúrgica é atualmente chefe substituta da Unidade de Blocos Cirúrgico e Central de Material de esterilização (UBCME), afirma que “a cirurgia de laqueadura tubária permite às pacientes o controle de natalidade, do planejamento familiar. E conseguiram ter esse desejo realizado, a partir da realização do procedimento”. Os procedimentos cirúrgicos aconteceram sem intercorrências. São procedimentos de pequeno porte e foram realizados pelas equipes do bloco cirúrgico e de enfermagem. 

“Nossas pacientes são todos regulados, nós ficamos muito felizes em conseguir atender essa demanda, porque havia uma expectativa muito grande das pacientes em conseguir ter o controle da natalidade, já havia uma espera há tempo da oferta desse procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.  

O HU/Unifap está ofertando em 2 dias da semana as cirurgias ginecológicas, conseguindo operar até 8 pacientes por semana. Para quem tem interesse em realizar esse tipo de cirurgia, a enfermeira Thayana explica o processo.

“A nossa grade de cirurgia é ofertada através de sistema de regulação. Então o estado passa para a gente. É necessário que essa paciente  passe por uma consulta, por todo um atendimento na rede estadual, para que seja regulado para o HU-Unifap. São agendadas para fazer todo o trâmite ambulatorial aqui”.

O Hospital tem o planejamento de ofertar, em breve, outros procedimentos na área da ginecologia como: histerectomia, miomectomia, ooforectomia de forma laparoscópica, uma cirurgia com menos risco de infecção, menos invasiva.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo