Banner principalCidadeCultura

Relicário de Santa Teresinha vindo da França vai peregrinar por Macapá a partir de segunda-feira (1º)

A programação acontece em diversos pontos da cidade com missas, vigílias, passeio ciclístico e exposição do relicário

Por Núbia Pacheco

O relicário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, pertencentes à Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, chega em Macapá na próxima segunda-feira (1º) para a peregrinação pela capital. Os fiéis podem participar das visitas até quinta-feira (4). A programação acontece em diversos pontos da cidade com missas, vigílias, passeio ciclístico e exposição do relicário (veja programação completa no final da reportagem).

As relíquias estão em uma urna com alguns ossos do corpo da santa. Desde 1997, ano do centenário da morte da padroeira das missões, que a peregrinação iniciou e já percorreu cerca de 70 países. Essa é a terceira vez que o relicário vem para o Brasil.

Após percorrer vários estados brasileiros desde fevereiro deste ano, a urna com as relíquias chega na próxima segunda, por volta das 17h, em frente ao Pequeno Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Macapá, no bairro Jesus de Nazaré, Zona Central da capital.

Logo em seguida, acontece a missa de acolhida, no mesmo local, celebrada pelo pelo bispo Dom Pedro José Conti. Após a missa, o relicário segue em peregrinação até a Paróquia Santa Teresinha, no bairro da Fazendinha, Zona Sul da capital.

Carmelo de Santa Teresinha em Macapá (Foto: Diocese/Reprodução)

Na terça-feira (2), acontece a missa na Paróquia Santa Teresinha e, em seguida, a peregrinação até a Catedral de São José de Macapá. Na Catedral, é realizada a acolhida, seguida de missa e, por fim, a peregrinação até o Pequeno Carmelo.

Na quarta-feira (3), acontece missa e visitação durante todo o dia no Pequeno Carmelo. À noite, acontece o pedal com Santa Teresinha pela cidade de Macapá.

Na quinta-feira (4), último dia das peregrinações, as relíquias de Santa Teresinha chegam por volta das 8h nas comunidades do Marabaixo, após, seguem para o Santuário de Fátima, e por fim, retornam ao Pequeno Carmelo para a missa de conclusão da presença das relíquias.

Quem foi Santa Teresinha?

Santa Teresinha (Foto: Reprodução/Internet)

Maria Francisca Teresa Martin, a jovem carmelita com alma missionária, que desejava do fundo do coração viver e morrer por Cristo, nasceu no dia 02 de janeiro de 1873 em Alençon, na França.

Os primeiros anos de vida de Santa Teresinha foram de perdas e sofrimentos. Aos 4 anos ela perdeu a mãe para o câncer. Logo em seguida, viu a irmã que cuidava dela ir para o convento e se sentiu sozinha. Mas a vida de sofrimento levou a Santa ao amadurecimento, confiando cada dia mais em Jesus.

Durante os anos em que tentava se conformar com a morte da mãe e com a ida das irmãs para o convento, Santa Teresinha chorou e sofreu muito em silêncio. Até que, aos 10 anos, a Santa afirmou ter visto a Santíssima Virgem Maria sorrir para ela, e a partir desse momento, aconteceu uma grande mudança de vida.

Outro momento que marca a história da Santa é de quando ela tinha 13 anos. No Natal, Santa Teresinha viveu uma experiência com o Menino Jesus.

Dois anos depois, Santa Teresinha entrou para o carmelo, com o coração cheio de vontade de rezar pela salvação das almas das pessoas.

“Ela entrou para o carmelo com 15 anos, pediu até a permissão para o Papa, para entrar cedo. A vida dela foi muito provada, perdeu a mãe aos 4 anos de idade, depois a irmã que cuidava dele entrou para o carmelo, então ela teve uma infância e uma adolescência muito sofrida”, conta irmã Lucinara, do Pequeno Carmelo Santa Teresinha de Macapá.

Santa Teresinha morreu em 1897 de tuberculose, com apenas 24 anos. Após 9 anos de vida religiosa, ele deixou um legado e um exemplo extraordinário de uma vida devota a Jesus Cristo.

Em 1923, ela foi beatificada e em 1925 ,foi canonizada pelo Papa Pio XI. Foi declarada padroeira das missões, e esse era um grande desejo de seu coração. Em 1997, ela foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II.

Programação

DIA 01 DE ABRIL – SEGUNDA FEIRA
17h: Chegada e acolhida das Relíquias em frente ao Pequeno Carmelo
18h: Missa de acolhida no Pequeno Carmelo – Dom Pedro José Conti
19:30h: Peregrinação para a paróquia S. Teresinha em Fazendinha
Vigília noturna na Paróquia S. Terezinha

DIA 02 DE ABRIL – TERÇA FEIRA
15h: Missa solene na Paróquia S. Terezinha – Pe. Jorge
16:30h: Saída em carreata da paróquia S. Terezinha
18h: Acolhida na Catedral
19h: Missa na Catedral – Pe. Raffael
20:00h: Carreata para Pequeno Carmelo
22h: Vigília noturna no Pequeno Carmelo

DIA 03 DE ABRIL – QUARTA FEIRA
06h: Missa– Pe. Rosielson e seminário
Visitação durante todo o dia no Pequeno Carmelo
18h: Missa – Pe. Sisto
19h: Pedal com S. Terezinha pela cidade de Macapá
Bênção das rosas e dos ciclistas: ao término do Pedal – Pe. Rosielson
22h: Término da visitação

DIA 04 DE ABRIL – QUINTA FEIRA
08h: Peregrinação para Comunidade S. Terezinha (Marabaixo)
9h: Missa na Comunidade Terezinha
10:30h: Peregrinação para o Santuário de Fátima
12h: Missa no Santuário de Fátima
14h: Retorno ao Pequeno Carmelo
18h: Missa de conclusão da presença das relíquias

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo