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Com tanques e mísseis, F-39 Gripen pousa em Belém

O caça de matrícula FAB 4100 ficará na capital paraense pelos próximos dias, realizando voos de teste no norte brasileiro

O Saab F-39 Gripen realizou na sexta-feira, (15), o seu primeiro pouso em Belém (PA). O caça de matrícula FAB 4100 ficará na capital paraense pelos próximos dias, realizando voos de teste no norte brasileiro.

O F-39 também será uma das principais atrações do evento de Portões Abertos da Base Aérea de Belém (BABE), que será realizado no dia 24 de março.

O F-39E pousou em Belém carregando um par de tanques de combustível externos sob as asas e mísseis de curto alcance IRIS-T, nas pontas das asas, provavelmente em versões inertes.

Facilmente reconhecido pela característica bandeira nacional estilizada na cauda, o F-39E pousou em Belém carregando um par de tanques de combustível externos sob as asas e mísseis de curto alcance IRIS-T, nas pontas das asas, provavelmente em versões inertes.

Esta é a primeira vez que um Gripen do Brasil é visto nesta configuração. Com os tanques, cada um com cerca de 1330 litros de combustível, o caça fez um voo direto da planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP) até o Pará, uma distância de quase 2600 quilômetros. Para termos de comparação, o raio de combate do caça é de 1300 km, carregando seis mísseis ar-ar e um tanque externo. 

O FAB 4100 é o primeiro Gripen brasileiro, e desde que chegou ao país em setembro de 2020 está em uso com o Gripen Flight Test Centre (GFTC), na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O GFTC é composto por funcionários da Saab e da empresa brasileira e realiza testes, ensaios e avaliações para obter diversas certificações para o F-39 e JAS-39 Gripen E. Recentemente, o mesmo avião foi visto em voos de testes usando as novas modificações aerodinâmicas nas asas. 

Gripen no Brasil 

O Saab JAS-39 Gripen E foi selecionado para ser o novo avião de caça da Força Aérea em dezembro de 2013, na época em que era mais chamado de Gripen NG. O delta-canard sueco superou o Dassault Rafale francês e o Boeing F/A-18 Super Hornet dos Estados Unidos. Em 2014, o governo assinou o acordo para a compra de 36 caças – 28 da versão monoposta e 8 da versão de dois assentos – e transferência de tecnologia. 

Com informações do portal Aeroflap

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