Starship chega ao espaço, mas explode ao retornar à Terra
Lançador Super Heavy e a nave principal não conseguiram pousar corretamente
Em seu aniversário de 22 anos, a SpaceX lançou nesta quinta-feira, 14, o terceiro teste de voo do Starship, super foguete da empresa de Elon Musk. Após realizar um voo quase completo em volta da Terra, o maior foguete da história a ir ao espaço explodiu no retorno para o planeta, a cerca de 72 km da superfície.
O foguete, que pesa 5 mil toneladas, foi lançado às 10h25 (horário de Brasília). Ele decolou e se separou com sucesso do lançador Super Heavy dois minutos depois. O estágio principal, chamado de Starship, entrou em órbita e iniciou o processo de volta à Terra, quando perdeu sinal. No total, o voo teve duração de 49 minutos.
O lançador Super Heavy voltou à Terra, mas precisou ser detonado a poucos quilômetros do chão. Já a nave principal atingiu 234 km, entrando em órbita e realizando a trajetória programada para descer até o Oceano Índico. A transmissão perdeu sinal a cerca de 72 km da Terra e alguns minutos depois a companhia confirmou que perdeu o foguete – ainda não há detalhes sobre o que causou o problema.
Musk, dono da SpaceX, ainda não se pronunciou sobre o teste. Após a conclusão do texto, ele apenas escreveu no X (antigo Twitter): “O Starship vai tornar a vida multiplanetária”.
Veja o momento em que a nave começou a voltar à Terra até perder o sinal.