Extremo Norte

Tumucumaque: Uma viagem ao coração do maior parque de floresta tropical do mundo

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral do Brasil, é o maior parque em floresta tropical do mundo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah, revelou que a falta de acesso a ambientes naturais coloca em risco a saúde e o bem-estar das pessoas no mundo.

Então, que tal se amapalizar?

Natureza é o que não falta no estado do Amapá, por aqui, todas as direções levam à ambientes naturais, verdadeiros celeiros de biodiversidade onde é possível conexão direta com toda magia que existe em paraísos intocados como o Tumucumaque, mas acessíveis para quem quer viver uma experiencia fantástica.

O início desta aventura começa em Serra do Navio, município distante cerca de 208 quilômetros de Macapá, capital do estado do Amapá, com acesso de carro pela BR156 e, na sequência, a Perimetral Norte. Da histórica vila serrana, são as voadeiras e os catraios (embarcações abertas impulsionadas por motor) que levam o viajante pelo rio Amapari margeado pela exuberante floresta.

A brisa suave contrasta com a água serena da manhã, um convite para contemplação e desconexão com a vida urbana. As buzinas dão lugar ao canto dos pássaros que sobrevoam em sincronia animada, uma verdadeira orquestra natural.

Dependendo da estação do ano, as pausas para puxar as embarcações entre as corredeiras se transformam em interação entre os viajantes e as equipes especializadas que conduzem o grupo com explicações sobre a natureza que compõe o parque. (apenas empresas/pessoas autorizadas tem acesso para levar grupos de visitantes e turistas) De Serra do Navio até a base Jupará, uma estrutura do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que administra o parque, onde o acampamento é montado, a viagem provoca um misto de adrenalina e contemplação, como se fosse um preparo para tudo que será vivenciado no Tumucumaque.

Acampamento montado, é hora da trilha, árvores gigantescas impressionam pelo porte que atingem até 80 metros de altura, uma experiencia sensorial que parece inebriar a alma com aromas, sons e texturas em meio as explicações dos guias, verdadeiras aulas sobre o estado de beleza rara, a grandiosidade da natureza e a sabedoria nata de homens forjados em seu meio permanecem vivas na lembrança.

Um banho nas corredeiras se transforma em terapia natural que lava o corpo e renova a integração com a natureza proporcionando benefícios reforçados pela teoria da biofilia a qual revela: “ao longo da evolução humana é desenvolvida uma relação intrínseca, um apreço por tudo que é natural, mas a vida urbana afasta as pessoas dessa relação causando inúmeros problemas para a saúde integral”. Isso explica a crescente busca por viagens que promovam contato direto com a natureza.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, possui uma área de 38.464 km², criado com a finalidade de “assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, de recreação e turismo ecológico”. É a maior (UC) de proteção integral do Brasil. O parque se estende por 5, dos 16 municípios amapaenses (Laranjal do Jari, Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca e Serra do Navio) e, município de Almerim (PA).

Seu território está conectado à União Europeia pelo limite com a Guiana Francesa ao norte, também com a República do Suriname. Está integrado aos Parques Nacionais da fronteira da Amazônia brasileira (Cabo Orange, Serra do Divisor, Pico da Neblina e Monte Roraima).

Que tal viver essa experiência, venha se amapalizar!

O Amapá espera você!

Por Marly Tavares do NascimentoSocióloga/Pesquisadora/Jornalista
Fotos: Wirley Almeida
Agradecimento à Fuga da Cidade Eco Acampamento

Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia

Siga no Instagram @extremonorteap

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo