Viagens baratas: dicas para economizar na sua estadia
Prepare as malas, chame a família e viaje muito mais usando essas dicas perfeitas para economizar na sua viagem!
Mesmo com o orçamento limitado, é perfeitamente viável desfrutar de experiências turísticas incríveis, basta um pouco de criatividade, organização e planejamento.
Ao buscar viagens baratas, considere destinos com hospedagens alternativas como casas para temporada, pousadas mais simples, hostel ou até mesmo um flat com cozinha. Geralmente essas outras opções são mais acessíveis do que hotéis e resorts. Antecipar a compra de passagens aéreas pode ser uma ótima para economizar, assim você terá mais tempo para planejar a viagem, aumentando as chances de encontrar o melhor preço de voo.
Além disso, pesquise opções distintas de transporte para reduzir custos com locomoção. Em alguns casos alugar um carro ou utilizar meios locais, podem reduzir consideravelmente os seus gastos de viagem. Essas e muitas outras ideias você irá conferir a seguir.
1. Planeje com antecedência
Planejar a sua viagem com antecedência permite que você aproveite tarifas mais baixas em passagens aéreas, hospedagem e atividades turísticas. Com mais tempo de planejamento, aumenta a sua chance de encontrar uma oferta melhor no voo ou mesmo reservar as acomodações mais baratas do Airbnb primeiro. Também há uma outra vantagem em reservar a sua viagem meses antes de embarcar, já que assim você terá mais tempo para criar um itinerário melhor detalhado e evitar custos extras de última hora.
2. Flexibilidade de datas e destinos
Mantenha-se flexível em relação às datas e destinos da viagem para aproveitar oportunidades de última hora e promoções relâmpago. Ainda sobre o exemplo de Veneza, ficar hospedado no “miolo” da ilha, pode ser caro dependendo da época. Mas, caso opte por ficar hospedado em Mestre, localizado a menos de 10 minutos do centro turístico de Veneza, os custos de hospedagem podem ser até 70% menor. Se a sua viagem para Veneza for de 5 dias, vale considerar ficar duas noites hospedadas na ilha e o restante nos arredores. Esse pequeno detalhe também pode ajudar na hora de encontrar restaurantes mais acessíveis.
3. Aproveite os programas de fidelidade
Praticamente todos os cartões de crédito acumulam milhas, mas muitas pessoas nunca solicitam os pontos para um programa de milhagem. Fique atento, pois muitas vezes você pode estar perdendo passagens aéreas caso as mesmas não sejam solicitadas antes da validade. Explorar os benefícios dos programas de fidelidade oferecidos por companhias aéreas, hotéis e empresas de cartão de crédito é algo muito comum entre os viajantes experientes. Acumule pontos com suas compras e gastos diários e troque por pacotes de viagens, descontos em passagens aéreas, upgrades de quarto e outras vantagens exclusivas.
4. Participe de programas de Work Exchange
Fazer um intercâmbio de três meses e gastar menos do que se estivesse na sua cidade natal pode parecer estranho? Muitos viajantes optam por programas de voluntariado para aperfeiçoar um idioma, conhecer novos destinos e viajar por mais tempo. Se você possui um espírito mais aventureiro, considere participar de programas de “work exchange“, onde você pode trocar suas habilidades por acomodação e até mesmo alimentação. Essa é uma ótima maneira de economizar em custos de hospedagem e conhecer novas pessoas enquanto se diverte na estrada.
5. Explore a culinária local
Experimentar a autêntica culinária local em restaurantes frequentados por moradores é uma das nossas grandes paixões. Muitas vezes os preparos são feitos da mesma maneira, mas se o glamour de um restaurante premiado não for a sua ‘praia’, considere outras opções na sua viagem. Em restaurantes fora das áreas hoteleiras os preços são geralmente mais acessíveis. Em alguns casos você não precisa ir muito longe, basta atravessar a rua e irá ver a diferença dos preços praticados em uma mesma cidade ou bairro. Além de economizar dinheiro, você terá a oportunidade de mergulhar na cultura e nos sabores do destino que está visitando.
6. Descubra passeios gratuitos e atividades locais
Quer conseguir fazer viagens baratas o ano todo? Pesquise por passeios gratuitos, museus com entrada gratuita em determinados dias da semana e outras atividades locais que não exigem gastos extras. Intercalar passeios gratuitos com pontos turísticos pagos, certamente irá reduzir os custos da sua viagem. Muitos centros urbanos oferecem uma variedade de opções gratuitas ou de baixo custo para os viajantes explorarem, como parques a céu aberto, locais históricos, mirantes e outros.
7. Opte por hospedagens alternativas
O objetivo da sua viagem é explorar ao máximo o seu destino ou curtir as regalias do hotel? Caso a sua opção seja a primeira, vale a pena escolher hospedagens mais econômicas nos dias em que você passará a maior parte do tempo fora do quarto. Para isso, considere ficar em hospedagens alternativas como hostels, guest houses, casas para temporada ou pequenas acomodações com cozinha inclusa.
Essas opções costumam ser muito mais econômicas do que hotéis tradicionais e oferecem uma experiência mais autêntica e social. Caso a sua viagem seja em família ou grupo de amigos, ao invés de pegar dois ou três quartos de um hotel, uma casa para temporada será muito mais barata para todos.
8. Comparadores de preços para encontrar viagens baratas
Use sites de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas em voos, hospedagem, aluguel de carros e atividades. Assim fica mais fácil para entendermos quais são os valores praticados, já que muitos hotéis, por exemplo, trabalham com tarifários diferentes conforme a plataforma escolhida. Se a ideia é buscar o melhor preço de passagens aéreas, o Google tem uma ferramenta que é a melhor pedida. Mas, engana-se que o uso da plataforma é simples, nesse outro artigo detalhamos todas as formas de tirar melhor proveito do Google Flights.
9. Fique ligado nas promoções
Esteja atento as promoções de passagens aéreas, pacotes de viagem e ofertas sazonais que surgem diversas vezes durante o ano. Um desses exemplos é a famosa Black Friday, que ocorre no mês de novembro. Mas, além dessa época, outras técnicas também podem auxiliar na hora de encontrar viagens baratas pelo Brasil e exterior.
Inscreva-se para receber alertas de preços, acompanhe as redes sociais de quem fala sobre viagens e inclua newsletters de companhias aéreas e agências de viagens em seu e-mail. Assim você receberá as melhores ofertas em primeira mão. Além disso, durante o aniversário das companhias aéreas brasileiras, sempre há promoções realmente atrativas. Outra dica importante para evitar surpresas indesejáveis, apenas compre as suas viagens em empresas confiáveis.
10. Viagens baratas na baixa temporada
Escolha viajar em períodos de baixa temporada, quando os preços de passagens aéreas, hospedagem e passeios costumam ser muito mais baixos. Além de economizar dinheiro, você evitará multidões e terá uma experiência mais tranquila e exclusiva na sua viagem. Para evitar imprevistos, veja a agenda de eventos locais do seu destino, pois muitas vezes isso pode trazer picos no tarifário de hotéis e agências. Evite datas muito competitivas, feriados prolongados e datas em que muitas pessoas estão viajando.
11. Explore destinos menos turísticos
Viajar é uma eterna descoberta e valorizar lugares menos disputados podem enriquecer ainda mais a sua experiência. Vai para a Espanha? Madrid e Barcelona certamente estarão em seu roteiro, mas que tal tirar alguns dias da sua viagem e conhecer a região da Galícia? Santiago de Compostela é incrível e os valores são bem menores do que a capital madrilenha. Ou seja, descobrir destinos menos turísticos que oferecem experiências autênticas a preços mais acessíveis vão garantir que as suas viagens baratas sejam realizadas sem comprometer o bolso. Explorar cidades pequenas, vilarejos pitorescos e áreas rurais para fugir das armadilhas turísticas e descobrir joias escondidas também podem ser uma ótima saída.
12. Caminhar e usar transporte público
Muitas vezes é inevitável utilizar aplicativos ou táxis na hora de viajar, ainda mais quando você desembarca em um novo destino cheio de malas. Mas, depois do seu check-in, utilize o transporte público sempre que possível ou explore a cidade a pé para economizar. Está viajando em grupo e quer explorar os arredores do seu destino? Muitas vezes alugar um carro pode ser viável para que tenha autonomia na sua viagem e também reduza os gastos das suas férias. Explorar a cidade de forma mais autêntica alugando uma bicicleta, por exemplo ou caminhando por áreas menos turísticas, podem trazer uma experiência ainda mais enriquecedora para ficar imerso na cultura local.
13. Restaurantes ou preparar refeições?
Muitos viajantes que estão embarcando para um país no exterior, adora conhecer os costumes e história local, através da gastronomia. A verdade é que podemos descobrir muito sobre um povo através das delícias dispostas na mesa. Não abrir mão de conhecer um bom restaurante pode ser o seu caso, mas não deixe de conhecer os mercados locais e fazer algumas refeições por sua conta.
Experimente descobrir produtos locais visitando redes de supermercado grandes, muitas delas possuem ofertas realmente atrativas. Além de preparar as suas próprias refeições ocasionalmente, comprar em mercados também pode ser uma alternativa interessante para trazer as tão desejadas lembrancinhas na mala. Um vinho, um chocolate diferente ou alguma iguaria tradicional do seu país pode ser um presente memorável.
14. Compartilhe passeios e atividades
Conheceu algum outro turista na viagem? Tem mais viajantes na sua hospedagem em busca de aproveitar passeios mais distantes? Em hostels, onde muitos viajantes solos optam por esse estilo de viagem para conhecer novas pessoas, é extremamente comum encontrar companhias para aproveitar o melhor do seu destino.
Compartilhe passeios e atividades com outros viajantes para dividir os custos do passeio e tornar a experiência mais social e divertida. Além de economizar dinheiro, você poderá fazer novas amizades e aproveitar momentos memoráveis com ainda mais pessoas.
15. Evite gastos extras com bagagem
Há algum tempo muitas companhias aéreas aumentaram as taxas de bagagem. Muitos turistas não optam por comprar bagagens extras antecipadamente e só descobrem na hora do check-in no aeroporto. Para evitar gastos extras e ter que despachar a sua mala em cima da hora, sempre leia as regras do seu voo.
Cada companhia aérea possui as suas próprias exigências, mas seguem um padrão similar. Esteja atento ao peso e às dimensões permitidas para a bagagem de mão para evitar taxas adicionais no aeroporto. Viajar apenas com bagagem de mão sempre que possível também é uma alternativa para as viagens mais baratas. Dessa maneira, pode ser uma excelente forma de reduzir os custos da passagem. Essa prática é muito comum entre viajantes que sempre utilizam empresas low cost, já que nelas todos os serviços extras são cobrados à parte.
16. Stopover e escalas longas
Caso o seu objetivo de viagem seja conhecer mais de um destino, utilizar a modalidade Stopover de empresas aéreas é uma excelente estratégia. Está indo para algum país da Europa com a TAP Airlines? Você pode utilizar o serviço de Stopover para conhecer Lisboa ou Porto. São dezenas de empresas aéreas que oferecem este diferencial e pode ser ótimo para conhecer mais de um destino na mesma viagem.
Outra opção muito comum entre quem busca as passagens mais baratas, são os voos com escaladas prolongadas. Eles costumam ser muito mais baratos do que os voos diretos sem escala. Ao planejar sua viagem, caso os voos com escalas longas sejam a opção adequada para o seu bolso, pegar alguma viagem dessas também pode ser uma forma de visitar mais de uma cidade. Mas, lembre-se, caso saia do aeroporto durante uma escala, tenha certeza de que terá tempo suficiente para fazer novamente o check-in, passar pela sala de raio-x e encontrar o seu portal de embarque com total segurança.