Cidade

Ifap inicia as aulas do ano letivo no dia 22

Estão ingressando na instituição 720 novos alunos recém aprovados no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados.

Mais de quatro mil estudantes de cursos técnicos de nível médio – integrados, subsequentes e Proeja (Educação de Jovens e Adultos) – e superiores começam o ano letivo 2024 nesta segunda-feira (22/1), nos campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Estão ingressando na instituição 720 novos alunos recém aprovados no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados. As equipes técnicas e docentes prepararam programação de boas-vindas em cada unidade.

No maior campus do Ifap, o da capital Macapá, cerca de dois mil estudantes iniciarão as aulas e terão atividades de acolhimento pedagógico. “A Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) vai desenvolver o “Projeto Boas-vindas” para as turmas ingressantes. Serão fornecidas orientações relativas aos direitos e deveres dos estudantes, respaldados no Regimento Discente Institucional.

A programação incluirá momento cultural, tour pelos setores, mensagens de boas-vindas do diretor-geral do campus, Marcus Vinícius Buraslan, e do diretor de Ensino, Hilton Prado, apresentação dos coordenadores, relatos de experiências dos alunos premiados em eventos científicos, culturais e esportivos e sobre protagonismo estudantil.

No Campus Laranjal do Jari, são esperados 160 estudantes para o começo das aulas nas turmas iniciais dos cursos técnicos integrados, além de estudantes que reiniciarão os cursos técnicos e superiores. A programação de acolhida aos alunos novatos incluirá discussões sobre ensino, calendário letivo, manual do estudante, políticas, direitos e deveres dos alunos, além de apresentações específicas de cada curso. Na quarta-feira (24/1), ocorrerá a reunião com pais e responsáveis dos alunos ingressantes.

Campus Porto Grande receberá 80 novos alunos dos cursos técnicos integrados em Agroecologia, Agronegócio e Agropecuária, que terão uma programação de boas-vindas. “Preparamos um roteiro guiado pelo campus para que eles conheçam a instituição, a fazenda experimental, os setores, as coordenações dos cursos, além de um momento de interação com os alunos veteranos, antes de irem para as salas de aula”, contou o diretor-geral Fabrício Ribeiro. Entre os alunos veteranos, serão 250 dos cursos técnicos e 190 dos superiores.

Campus Santana vai recepcionar, no auditório, 200 alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados, com a participação da equipe pedagógica, Setor de Assistência Estudantil, Napne e diretores, para orientações sobre regimento estudantil e outros procedimentos de rotina. Em seguida, esses novos estudantes terão um momento com as coordenações de curso para conhecerem mais sobre os próprios cursos e os setores do campus.

Para as turmas veteranas dos cursos integrados (190 estudantes), subsequentes (80) e superior (60), as aulas iniciarão normalmente.

Campus Avançado Oiapoque retoma as aulas na segunda-feira, nos horários da manhã, às 8h, para as turmas dos cursos subsequentes em Recursos Humanos, e da noite às 18h30, para os cursos subsequentes em Administração e superior de Tecnologia em Gestão Comercial. No total, são 198 alunos veteranos do campus.

Também cerca de 60 alunos das turmas dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Administração Subsequentes retornarão às aulas no Centro de Referência Pedra Branca do Amapari.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo