Banner principalCarnaval

Em seu cinquentenário, Piratas da Batuca encerra Carnaval 2024 contando as lendas dos mares

O enredo "Nas águas do tempo, mergulhei no coração, sou Piratão além da imaginação", foi fortalecido pela chuva que a escola enfrentou desde a concentração.

Elden Carlos / Editor

Atual campeã do carnaval amapaense, e completando seu cinquentenário de existência, a Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada, encerrou na madrugada deste domingo (11) o desfile das escolas de samba do Amapá 2024. O enredo “Nas águas do tempo, mergulhei no coração, sou Piratão além da imaginação”, foi fortalecido pela chuva que a escola enfrentou desde a concentração, mas nada que atrapalhasse o espetáculo.

O enredo contado foi uma imersão do universo místico das águas e dos piratas, numa viagem pela própria história e se dividiu em duas partes. A primeira retratou a relação dos piratas com criaturas do mar, como “krakens” e dragões marinhos, mostrando a evolução da visão sobre eles ao longo da história, quando dominaram os sete mares em busca de tesouros e batalhas, contos imortalizados em livros e filmes.

A segunda parte do desfile foi dedicada aos 50 anos do “Piratão”, com uma viagem pelos enredos memoráveis da escola. Desde a conquista do primeiro título, em 1987, com “Biroba, o maquinista do trem da alegria”, passando pelo icônico “Corpo de Mani”, que explora as nuances lúdicas da mandioca, até a homenagem à Patrícia Bastos com o enredo “Patrícia, da pátria caboca”, responsável pelo título da agremiação em 2023.

“O mar sempre foi, em nossa história, lar das maiores lendas e dos maiores desbravadores: os piratas. Mas esse mergulho só poderia acontecer através do pirata que mais amamos, o Piratão, de tantos carnavais campeões. No nosso cinquentenário, transformamos a avenida dos desfiles num mar de fantasias e encantos para além da imaginação”, destacou o carnavalesco da escola, Cid Carvalho.

  • Samba-Enredo

NESSE MAR DE AMOR
NAVEGA UM LEGADO DE GLÓRIAS
A BARCA VAI PARTIR
E VIAJAR PELAS MEMÓRIAS
QUÃO FUNDO VOCÊ PODE IR?
NO OCEANO DA IMAGINAÇÃO
NETUNO ABENÇOA E PROTEGE
O AMOR DA SEREIA PELO REI TRITÃO
ALQUIMIA OU MAGIA, MISTÉRIO REAL
TOQUEI O TERROR. ERA MEDIEVAL
ALQUIMIA OU MAGIA, NO MEU CARNAVAL
EU SOU A LENDA SEM PONTO FINAL.

BALANÇA O CORPO NO BANZEIRO DA MARÉ
MAIS UM GOLE DE RUM QUERO VER FICAR DE PÉ
VEM MAJESTOSA RESSOA O TAMBOR
SACODE! O CAPITÃO MANDOU!

“RENASCI” EM NOVAS FACES
FORMAS DE EXPRESSÃO
DE TAPA-OLHO, CAPA AO VENTO
NO OMBRO UM COMPANHEIRO DE TIMÃO
MEU DESTINO É DESBRAVAR
TERRA Á VISTA! VOU ANCORAR
À ZONA SUL, MUITO OBRIGADO!
TEU SOLO SAGRADO É RAZÃO DO MEU VIVER
50 ANOS DE BATUCADA.
UMA VEZ PIRATA, PIRATA ATÉ MORRER!

BATE NO PEITO, PAIXÃO IMORTAL
O POVO ME CHAMA REI DO CARNAVAL
BORDADO EM OURO, SOU EU PIRATÃO
O AMARELO QUE ROUBOU SEU CORAÇÃO

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo