Banner principalCidade

Praça Povos do Meio do Mundo é inaugurada no dia do aniversário de 266 anos de Macapá

A praça integra o complexo turístico que nas próximas semanas vai ganhar o Parque Meio do Mundo

Elden Carlos / Editor

Uma extensa programação artística e cultural marcou, no domingo (4), a inauguração da praça Povos do Meio do Mundo, localizada no bairro Jardim Marco Zero, Zona Sul da capital. A entrega do espaço ocorreu no dia em que Macapá completou 266 anos de criação.

“É um presente para nossa população. A simbologia dessa praça está estampada nesse monumento onde reunimos a representação daqueles povos que ajudaram na construção da nossa Macapá. É a materialização da nossa história”, disse o prefeito, Dr. Furlan.

A praça integra o complexo turístico que nas próximas semanas vai ganhar o Parque Meio do Mundo, também construído pela prefeitura da capital, e que valoriza o potencial turístico da região, fomentando – além do turismo, lazer e entretenimento – a economia.

A entrega da praça foi marcada por rodas de capoeira e apresentação de grupos de marabaixo, a maior identidade dos macapaenses. O monumento que dá nome ao espaço tem 17 metros de altura e foi construído por um grupo de quinze artistas comandados pelo artista plástico J. Márcio. Os criadores participantes, além de Macapá, são da cultura negra e indígena, vindos ainda do município de Afuá (PA) e do estado do Maranhão (MA).

Os quatro povos estão unidos e agregados ao obelisco das memórias. Cada parede tem um grande mosaico, que ilustra a história, tradições, costumes, crenças, mitos, lendas, culinária e religiosidade, por meio de altos-relevos incorporados em cada placa.

“Foi construído e edificado sob a rocha, que é uma representatividade do nosso Deus. A intenção era construir algo para valorizar o nosso povo. Foi um trabalho participativo e teve colaboração da professora Piedade Videira, engenheiros e de vários artistas”, explicou J. Márcio.

O espaço foi construído em uma área de 5.037,55 metros quadrados e tem área verde; paisagismo; equipamentos; sistema de irrigação; iluminação em led; dois totens publicitários; pavimentação em bloco intertravado e acessibilidade. O investimento total é de R$ 2.085.659.50 do Tesouro Municipal. O prazo para construção foi de 146 dias.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo