Ipem realiza fiscalização periódica na balança rodoferroviária de Santana
Inspeção serve para garantir peso adequado das cargas nas estradas do Estado

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) realizou a fiscalização periódica em uma balança rodoferroviária de Santana, utilizada por empresas dos mais variados segmentos para medir, de forma adequada, o peso de grandes cargas. No estado, o transporte mais comum e que utiliza o equipamento são as madeiras, de capacidade máxima de 100 toneladas.
A ação, que ocorreu na sexta-feira, 2, tem como objetivo regular o mercado e a transparência nas relações comerciais. Além disso, o trabalho é fundamental para a manutenção das estradas.

A equipe técnica do Ipem realiza o procedimento seguindo algumas etapas, dentre elas, o ensaio visual para analisar se o equipamento está em boas condições, se tem as inscrições obrigatórias de informações, após isso, são feitos os ensaios mais técnicos, de peso e excentricidade para saber se o peso que está sendo inserido corresponde realmente ao da carga.
No caso de alguma irregularidade, o empreendimento é autuado e tem um prazo para se regularizar, e uma das formas de fazer isso é chamar uma empresa credenciada pelo Inmetro, para fazer as adequações.
A verificação é feita anualmente, por pessoal especializado. Se constatado que está tudo dentro do padrão, o órgão entrega um certificado que pode ser usado pela empresa para comprovar a atuação dentro da legalidade.