Por Eder Brasil
Viajar de avião pode ser um grande prazer ou um verdadeiro terror dependendo de quem é o passageiro, mas o grande fato é que a aviação revolucionou o meio de transporte e fez com que os lugares mais distantes do mundo ficassem mais próximos, a aviação é uma tecnologia revolucionária, que está em constante evolução, hoje com ajuda de “Interesting Engineering” vamos conhecer os aviões mais curiosos do mundo.
- Airbus Beluga
Seu peso máximo de decolagem era de 155 toneladas espalhadas pelos impressionantes 56 metros de comprimento. Os motores eram os GE CF6-80C2A8. Segundo o site da Airbus, ainda há a comercialização de uma variante ainda maior do Beluga, o Beluga XL, que terá quase 10 metros a mais do que o ST e peso máximo de decolagem de 187 toneladas.
Único modelo da lista ainda em atividade – e produção -, o Airbus Beluga é um supercargueiro criado com base no extinto jato comercial A300.
Atualmente chamado de Beluga ST, esse monstro começou sua trajetória em 1992, assombrando o mundo da aviação com suas capacidades técnicas e seu formato misto de boto com golfinho.
- Edgley Optica
O projeto ainda não foi descartado pela Edgley, que desde 2019 busca parceiros para retomar a produção da aeronave.
Ao todo, foram feitas 22 unidades.Com design semelhante ao de uma libélula, o britânico Edgley Optica é um protótipo desenvolvido pela Edgley que serviria ao exército britânico em missões de monitoramento.
Seu “diferencial”, além da aparência, era a baixa velocidade de cruzeiro, que ficava em 130km/h – sendo a máxima 210 km/h.
- Lackner HZ-1 Aerocycle
Aqui talvez seja o embrião do que conhecemos como jetpacks ou mochilas aéreas. Nesse caso, o de Lackner HZ-1 Aerocycle estava mais para um helicóptero pessoal do que para um acessório alado.
Desenvolvido nos anos 50 pelo exército dos Estados Unidos, o de Lackner HZ-1 Aerocycle tinha como propósito ser um veículo para missões em locais de difícil acesso, já que ele tinha um tamanho compacto e a capacidade de voar em boas altitudes. Sua autonomia era de 240 quilômetros e a velocidade máxima de 100 km/h.
Felizmente ou infelizmente, o governo americano desistiu do projeto.
- Sikorsky X-Wing
Projeto feito em conjunto com a fabricante Sikorsky, NASA e a Marinha dos Estados Unidos, o X-Wing era uma aeronave pensada para unir o melhor do mundo dos helicópteros, que é a decolagem vertical, com toda a velocidade de motores a jato.
Foram cinco anos de pesquisas e testes até que a ideia fora abandonada no começo dos anos 1980.
- Nasa AD-1
Como não poderia deixar de ser, a NASA tem que estar nessa lista. No final da década de 1970, a agência espacial americana realizava diversos testes com aeronaves para encontrar modelos mais competentes e seguros, mas que tivessem diferenciais aerodinâmicos.
O modelo AD-1, no caso, era esquisito porque suas asas tinham um ângulo de 45º antes da decolagem e atingindo 60º na velocidade máxima.
Segundo os experimentos da NASA, o AD-1 tinha boa estabilidade de voo sob velocidades subsônicas, graças á diminuição do arrasto aerodinâmico proporcionado pelas asas tortas.