Cultura

Mazagão Velho celebra 254 anos de criação

As atividades contam com missa, solenidade cívica e apresentações artísticas e culturais

Com programação durante toda esta terça-feira, 23, a vila histórica de Mazagão Velho, há 74 quilômetros de Macapá, comemora 254 anos de existência com apoio do Governo do Amapá, que disponibilizou estrutura de palco, som, iluminação e tendas para a celebração.

A celebração é realizada pela Prefeitura de Mazagão e também conta com parceria do Exército Brasileiro. A comunidade inicia a festividade a partir das 5h da manhã com alvorada festiva em frente à Igreja Nossa Senhora da Assunção. Ainda pela manhã, há o hastear das bandeiras e a cavalaria de São Tiago segue em procissão com o translado das urnas funerárias dos colonizadores da região até o local da missa. A programação ainda traz celebração cívica, salva de tiros e o corte do bolo.

Pela tarde, haverá shows musicais e celebração cultural com apresentação do tradicional ‘vominê’, além de Batuque e Marabaixo. As atividades ocorrem às margens do Rio Mutuacá e seguem até a noite. O professor e historiador Antônio José Pinto, morador da região, ressaltou que celebrar a data é garantir o resgate histórico da comunidade.

“Mazagão Velho foi onde a nossa história começou. Nossos antepassados enfrentaram uma longa jornada do outro lado do Atlântico até aqui, para habitar esse local que é também conhecido como o berço da cultura amapaense”, destacou o professor.

  • Mazagão Velho

Mazagão Velho, foi uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada e transferida para o Amapá. No final do século 18, por volta de 1769, cerca de 160 famílias, aproximadamente 1.022 pessoas, vieram do Marrocos e desembarcaram na região, às margens do rio Mutuacá. A cidade, ainda com o nome de Nova Mazagão, foi fundada pela Coroa Portuguesa em 23 de janeiro de 1770.

O distrito de Mazagão Velho concentra um extenso calendário de festas religiosas, tradicionais e culturais. A principal e maior é a Festa de São Tiago, no mês de julho, que mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, recontando a guerra entre mouros e cristãos.

  • Programação

Terça-feira, 23

  • 5h – Alvorada Festiva em frente à Igreja Nossa Senhora da Assunção;
  • 8h – Cortejo com as urnas funerárias para a Igreja Nossa Senhora da Assunção;
  • 8h30 – Missa campal;
  • 9h30 – Programação cívica:
    – Hasteamento das bandeiras;
    – Salva de tiros em homenagem aos pioneiros mazaganenses;
    – Pronunciamento das autoridades e comunidade;
    – Parabéns e corte do bolo.
  • 19h – Início das apresentações culturais dos grupos de Marabaixo e Batuque;
  • 21h30 – Shows Artísticos com Dj Gaguinho Magnético; Bena Niss e Neizinho; Tiago Nathan; Artur Loran e Salomão Monteiro.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo