Banner principalExtremo Norte

Mistério em meio a natureza

Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia

Isto no Amapá! 💚🇧🇷

Marcas de uma civilização!

Você sabia que existe no Amapá uma área, que tudo indica ter sido habitada por outra civilização e pode não se tratar de amazônidas?

Sim, há pouco mais de 130 quilometros da capital amapaense, no município de Ferreira Gomes existe a céu aberto um Sítio Arqueológico denominado “Pedra do Índio”, gravuras rupestres ou petróglifos, podem ser vistos nas rochas planas que afloram na superfície. Atravessando séculos, um povo deixou sua história registrada ali.

Esse tipo de gravura era produzida pelo homem na pré-história como forma de registrar acontecimentos importantes do cotidiano de seus grupos.

Segundo especialista na área, há sítios como estes que são tão antigos quanto a humanidade, o que eleva seu valor para a sociedade atual.

Ainda uma incógnita aos estudiosos esta area é composta por uma paisagem natural, das mais belas do município. Paredões rochosos, campo com vegetação peculiar e colorida, incluindo uma cachoeira.

De acordo com o IPHAN que já mapeou a área, há mais de 20 mil sítios arqueológicos no Brasil registrados com diversas classificações. Este, trata-se de mais uma das riquezas naturais do Amapá, diga-se de passagem, já habitado muito antes do período de colonização.

Fica a espera de um trabalho de proteção e abertura correta para visitação, ja que compõe mais um potencial para a promoção do turismo histórico-cultural, de contemplação e científico no estado do Amapá.

Siga no Instagram @extremonorteap

Por Marly Tavares

Socióloga/Pesquisadora/Jornalista

Sobre as fotos: conhecemos este sítio Arqueológico em 2009, quando convidada pelo Portal Amapá Turismo para construir o roteiro/direção de um documentário sobre as belezas de Ferreira Gomes

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo