Poluição sonora liderou chamadas para o Ciodes em 2023
O órgão gerencia as chamadas de urgência e emergência feitas por moradores de todo o estado através dos números 190 e 193

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) contabilizou mais de 70 mil registros de solicitações de atendimento em 2023. O órgão gerencia as chamadas de urgência e emergência feitas por moradores de todo o estado através dos números 190 e 193. O Ciodes, coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reúne uma equipe multidisciplinar formada por servidores da Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros (CBM).

Desde 2006, o Centro atende todos os 16 municípios, durante 24 horas, sendo um dos principais instrumentos estratégicos do Governo do Amapá na assistência e defesa do cidadão. Em 2023, cerca de 70% das demandas do Ciodes foram direcionadas para a Polícia Militar, devido à atribuição da instituição em realizar ações de prevenção e o trabalho ostensivo. Foram 47,5 mil solicitações, muitas relacionadas à poluição sonora.
Em seguida, o balanço aponta mais de 16 mil chamadas para o Corpo de Bombeiros. Em sua maioria, as solicitações pedem suporte da corporação para atendimentos de acidente de trânsito, atendimentos pré-hospitalares e incêndios.
“O Ciodes é onde a segurança pública se faz presente quando o cidadão está precisando de um atendimento, pedindo por socorro e recorre ao 193 e ao 190. E daqui destacamos as viaturas para o atendimento para ajudar a nossa população”, detalhou o coordenador do Ciodes, tenente-coronel Diego Alves.



