Sesa divulga cronograma de atendimentos nas unidades de saúde durante festas de fim de ano
A maioria das unidades manterão atendimentos em regime de plantão e sobreaviso

Com a chegada das festas de fim de ano e para assegurar os serviços de assistência médica à população, o Governo do Amapá definiu o esquema de atendimento nas unidades hospitalares que atuam nos serviços de urgência e emergência e demais centros de saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), locais como o Hospital de Emergência (HE) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, ambos em Macapá, terão escalas de plantão e sobreaviso para melhor atender o público.
No Hospital de Emergência (HE), por exemplo, haverá revezamento de 12 médicos por dia, a cada quatro horas, para atender ambulatórios, porta de entrada de trauma e atendimento clínico. O reforço também acontece na equipe multiprofissional e de serviços gerais, como limpeza e manutenção. O regime de sobreaviso de especialidades será mantido nas escalas.

No Pronto Atendimento Infantil (PAI), os atendimentos seguem normalmente, com disponibilidades de técnicos, enfermeiros e médicos em sua totalidade para atender o público. Além disso, a unidade vai oferecer imunização contra a Covid-19 para pais e acompanhantes dos pacientes.

- Atendimentos
Mãe Luzia: No Hospital da Mulher Mãe Luzia, o expediente segue normalmente, com atendimentos ao público 24h.

Hemoap: O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) funcionará em horário normal para o público, atendendo demandas espontâneas e agendamentos, das 7h30 às 12h30. Nos dias 25 e 31, não haverá expediente, mas a agência transfusional funciona 24 horas todos os dias, liberando bolsas de sangue para os hospitais. A Carreta do Hemoap suspenderá os atendimentos no período de 1º a 5 de janeiro, voltando com os atendimentos itinerantes no dia 8 de janeiro de 2024.

CRDT: No Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), será ofertado atendimento normal aos pacientes agendados durante o período de fim de ano. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá expediente. As atividades retornam no dia 2 de janeiro de 2024.

Cerpis: Na reta final de 2023, o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), funciona das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, para atendimentos agendados. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá expediente. As atividades retornam no dia 2 de janeiro.

UPA Zona Norte: A unidade terá reforço na equipe de enfermeiros e técnicos para atendimento de traumas, observação e na Sala de Medicação.

Creap: A Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira. Para realizar o cadastro, o paciente deve comparecer à unidade das 8h às 17h. Os atendimentos para procedimentos de fisioterapia, terapeuta, fonoaudiologia, psicólogos, médicos serão realizados após agendamento. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente. O atendimento normal retorna no dia 2 de janeiro.

Hospital Estadual de Santana: O Hospital Estadual de Santana atuará, neste fim de ano, com médicos plantonistas em cada turno. A equipe multiprofissional é composta por enfermeiros e técnicos em enfermagem, médicos, psicólogos, nutricionistas e técnicos em nutrição, técnico em radiografia, assistência social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

Hospital Estadual de Laranjal do Jari: Ao sul do Amapá, o Hospital Estadual de Laranjal do Jari contará com reforço das equipes de enfermagem e técnicos em enfermagem nos três turnos diários. Para garantir o suporte no atendimento de urgência e emergência durante este período de fim de ano, a equipe médica contará com três clínicos gerais, dois pediatras, um ortopedista, dois cirurgiões e um anestesista.

Hospital Estadual de Oiapoque: No Hospital de Oiapoque, o plantão de fim de ano conta com uma equipe formada por médico clínico geral, obstetra, anestesista, cirurgião geral e pediatra, além de equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuarão em regime de escala.




