Banner principalPolícia

PF identifica autores de queimada que destruiu 5 mil hectares da Reserva Biológica do Lago Piratuba

Fogo iniciou no dia 14 de novembro e se espalhou por uma área de 6 mil hectares. Desse total, cerca de 5 mil hectares estão dentro da área da reserva

Elden Carlos / Editor

Uma investigação conjunta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Federal (PF), revelaram que um homem e dois adolescentes foram os responsáveis diretos por um dos incêndios que destroem desde o início do mês de novembro a Reserva Biológica do Lago Piratuba, na região de Cutias do Araguari, no Leste do Amapá.

Os levantamentos mostram que a ação do grupo ocorreu no dia 14 de novembro. O homem e os menores teriam feito uma fogueira na floresta para cozinhar alimentos, mas não apagaram o fogo quando deixaram o local. As chamas atingiram a vegetação e logo o fogo se espalhou por uma área de aproximadamente 6 mil hectares. Desse total, cerca de 5 mil hectares estão dentro da área da reserva. A multa prevista, nesse caso, pode ultrapassar os R$ 54 milhões.

As três pessoas identificadas poderão responder pelos crimes de incêndio culposo. O homem também irá responder por corrupção de menores. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 6 anos de prisão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo