Chuva Intensa: saiba os riscos e como prevenir problemas
Defesa Civil Municipal de Macapá orienta população sobre medidas preventivas que podem ser determinantes para manutenção da vida, principalmente.
Luciane Alves – Da Redação
Com a chegada das fortes chuvas – que já registraram ventos de até 55 quilômetros por hora – houve uma mobilização integrada entre a prefeitura de Macapá, por meio das secretarias de Zeladoria Urbana e Assistência Social, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal, para atuação conjunta nos locais de maior incidência de ocorrências como: quedas de árvores, destelhamento de casas e alagamentos.
Levantamentos revelam que a Zona Sul da capital concentra o maior número de pontos críticos. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados mais de 40 destelhamentos de imóveis e a queda de mais de 15 árvores durante as chuvas mais intensas. Não houve registro de acidentes com vítimas fatais, porém, alguns moradores tiveram prejuízos financeiros.
De acordo com o chefe da Defesa Civil de Macapá, Aldair Santos, o órgão segue fazendo mapeamentos e vistorias para tentar prevenir, de alguma forma, os tombamentos de árvores e outras ocorrências, como por exemplo: os locais que alagam e acabam levando risco para os moradores. Ele destaca que o inverno amazônico, em Macapá, deve ser mais tranquilo que os dos anos anteriores.
“Pelo que observamos, esse inverno amazônico não será tão forte como nos anos anteriores, onde boa parte da população de áreas alagadas perdeu quase tudo com os alagamentos. Mas, é importante que a população fique atenta a possíveis ocorrências dessa natureza, daí a importância em acompanhar a meteorologia. E, caso seja necessária a ajuda, acionar imediatamente uma de nossas equipes”, finalizou.
É importante que os moradores estejam cientes dos riscos associados a fortes chuvas. Durante esses períodos, podem ocorrer inundações, quedas de árvores e outros problemas relacionados ao clima. A recomendação é para que a população esteja preparada, buscando sempre informações sobre as condições meteorológicas e seguindo as orientações das autoridades locais.
Também, é aconselhável tomar medidas para proteger suas propriedades, como limpar ralos e calhas, e ter um kit de emergência pronto. Se houver qualquer indicação de perigo iminente, é fundamental buscar abrigo seguro e seguir os procedimentos de evacuação, se necessário.
Em caso de alagamentos, a Defesa Civil Municipal alerta o cidadão para que evite o contato com a água que pode estar contaminada, se proteja contra animais peçonhentos e ligue imediatamente para a Defesa Civil através do número 3242-1770.
Em relação aos ventos fortes, o órgão orienta os condutores de veículos para que evitem estacionar embaixo de arvores de grande porte, utilizem o pisca alerta, e, se possível, parem no acostamento até que a chuva diminua. Outro direcionamento é referente à busca de abrigo. A população deve evitar locais descampados por conta da incidência de raios.