Cidade

Força-tarefa de combate à malária em municípios em situação de emergência

Para a realização do trabalho de campo, a SVS conta com o apoio de agentes de endemias dos municípios de Ferreira Gomes e Tartarugalzinho.

O Governo do Amapá está intensificando as ações de controle e combate da malária nas regiões que apresentaram aumento no número de casos da doença nos últimos meses. A iniciativa faz parte da estratégia definida pelo Estado, desde o dia 13 de novembro, quando foi decretada a situação de emergência. Oiapoque, Macapá, Porto Grande, Santana, Mazagão, Calçoene e Pedra Branca são os municípios que enfrentam alta nos registros.

Em Calçoene, a força-tarefa será reforçada nesta quarta-feira, 29, com a entrega de mil mosquiteiros impregnados com inseticida, além de combustível e água potável para as equipes de campo. A prefeitura também vai receber o apoio de três técnicos do Ministério da Saúde para auxiliar nas atividades de enfrentamento à malária, principalmente na área de garimpo.

A ação, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), e reúne vários órgãos do Amapá, prevê ainda orientação sobre prevenção e atividades educativas, testagem da população para identificar onde há focos de transmissão e tratamento imediato com medicamentos para os casos positivos.

  • Registros

Segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), do dia 1° de janeiro ao dia 28 de novembro de 2022 o Amapá registrou 2.261 casos de malária, desse total, 621 foram em Calçoene, em Porto Grande 419, Oiapoque registrou 374 pessoas com a doença. Em Pedra Branca houve 370 casos, Macapá 159, Mazagão 120 registros e Santana 17.

Já este ano, no mesmo período, os números saltaram para 4.233 casos em todo o Amapá. Calçoene registra 2.304 casos de malária, Oiapoque 772, Pedra Branca 459. Macapá 276, Santana 106 e Mazagão 56 casos confirmados.

O relatório de monitoramento epidemiológico contínuo da SVS, aponta ainda que as áreas de garimpo são as que mais registram casos da doença e são consideradas propícias para o aumento da transmissão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo