Banner principalCidade

Chuva com ventos de até 60 km/h provocam estragos na região Metropolitana de Macapá

Em algumas regiões da capital os acumulados de chuva chegaram a 22 mm. Os ventos, acompanhados de raios e trovões, atingiram a velocidade de até 60 km/h, provocando vários estragos.

Elden Carlos / Editor

As chuvas que caíram entre a noite de domingo (26) e a madrugada desta segunda-feira (27) provocaram diversos transtornos e prejuízos, principalmente, na capital, Macapá. As rajadas de ventos derrubaram árvores que atingiram a rede elétrica e até mesmo automóveis.

Em um dos casos, árvores caíram na rotatória do Monumento Marco Zero do Equador, atingindo a rede de alta tensão e provocando o desligamento do serviço de energia na região. Com isso, o trânsito precisou ser desviado provocando quilômetros de congestionamento no sentido Santana/Macapá. O Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) atuou para amenizar o impacto da sobrecarga no fluxo de veículos na rodovia Josmar Pinto (JP).

Em outra ocorrência, registrada no bairro Alvorada, a queda de uma árvore provocou a quebra de três postes de concreto, interrompendo o fornecimento da energia. Além disso, pelo menos dois carros que estavam estacionados em frente a uma das residências foram atingidos pelos galhos. Não houve registro de feridos.

O Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes) registrou ainda a queda de um raio que atingiu uma residência no conjunto Hospital de Base, no bairro Buritizal. Segundo o meteorologista Jefferson Vilhena, do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa), os fenômenos foram provocados por linhas de instabilidade entre o estado do Maranhão e a Venezuela, e que acabaram gerando dois eventos no Amapá.

“Tivemos o primeiro evento por volta de 21h, com concentração de chuva de cerca de 15mm que atingiram principalmente a capital. Depois, já no início da madrugada, um segundo evento que gerou cerca de 22mm de acumulados de chuva. É importante frisar que essas ocorrências vieram acompanhadas de ventos que, em alguns lugares, tiveram rajadas de até 60 quilômetros por hora. Nós já tínhamos uma previsão de que nesta segunda-feira poderia haver uma precipitação de até 22mm de chuvas. Nós estávamos esperando por essas chuvas com ansiedade, mas infelizmente elas vieram acompanhadas, também, por sinistros”, disse Vilhena.

A CEA Equatorial, em nota, disse que a queda de árvores provocou a interrupção do fornecimento de energia para 33 mil domicílios na capital, e que até a manhã desta segunda-feira havia 17 mil clientes sem o serviço.

“No momento, 17 mil clientes ainda estão impactados e há 160 ocorrências em aberto. A distribuidora reforçou o efetivo operacional e 61 equipes estão trabalhando para atender as ocorrências individuais, coletivas e nos serviços de poda”, diz um dos trechos da nota.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, disse em entrevista à rádio Equinócio (99,1FM) que as equipes do Município estavam de prontidão desde a madrugada, para retirar árvores caídas e auxiliar moradores que tiveram as casas atingidas pela ventania.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo