Cidade

Estado tem o menor índice de desmatamento entre os estados da Amazônia Legal

Com políticas consistentes de proteção e preservação ambiental, o Amapá garantiu o menor índice de desmatamento entre os estados da Amazônia Legal em 2023, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em menos de um ano, as taxas de desmatamento acumulado caíram de 14km² para 12km², entre 2022 e 2023, uma redução de quase 15%. A queda nos números se alinha às ações adotadas pelo Governo do Amapá a partir de janeiro de 2023, como o lançamento da operação Amapá Verde, em combate às queimadas, e instituição do Comitê de Mudanças Climáticas. 

  • Combate às queimadas

Em 2023, o governador, Clécio Luís, formalizou decreto que instituiu o novo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Estado do Amapá, apresentado pela Sema. A proposta do plano é integrar instrumentos de monitoramento e controle com incentivos a práticas ecológicas, fortalecer os sistemas estaduais de gestão florestal, agropecuária, fundiária e ambiental.

Ainda em agosto, o Governo do Estado lançou a Operação Amapá Verde, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), para combater incêndios florestais e crimes ambientais nos municípios mais afetados pelo período de estiagem que afeta a região amazônica.

Já são mais de 550 combates realizados entre as áreas rurais e metropolitanas, o trabalho de prevenção é realizado por meio de palestras e orientações à população. Em paralelo, são realizadas ações de Defesa Civil, como a distribuição de água e cestas básicas. A operação segue até o dia 6 de dezembro com um efetivo total de 590 militares, divididos entre os municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Itaubal, Laranjal e Vitória do Jari.

Em outubro, devido à estiagem que atinge a Amazônia, o Governo do Estado intensificou essas políticas públicas com ajuda humanitária aos municípios mais afetados e instituiu um Comitê de Mudanças Climáticas para monitorar a situação. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo