“Samba Alaranjado” comemora o Dia da Favela com homenagem a Zeca Pagodinho, neste sábado, 4
É neste sábado, dia 4, a volta do Samba Alaranjado trazendo a edição especial em comemoração ao Dia da Favela, com homenagem a Zeca Pagodinho, promovido por meio de uma parceria de Piratas Estilizados com a Central Única das Favelas do Amapá (CUFA-AP). Vai ter a Feira da Favela, a partir das 15h, com empreendedores das periferias locais comercializando produtos artesanais e comidas típicas, exposição, além de muito samba, em frente à sede da Escola, na Av. Padre Manoel da Nóbrega, 233, no Laguinho.
A presidente da CUFA-AP, Alzira Nogueira, falou que o “Dia da Favela” é uma data de muita representatividade para a instituição, que é uma organização não governamental que visa promover a conscientização de pertencimento a esses territórios (também intitulados como pontes, baixadas, periferias e/ou comunidades), e a ressignificação simbólica da palavra favela, valorizando-a.
“É uma honra para nós podermos celebrar o “Dia da Favela” em parceria com o Piratas Estilizados, que está alinhado com nossos valores; que reconhece a importância de ressignificar os espaços de periferias e a inclusão da comunidade de favela em suas ações culturais”, considera a presidente Alzira Nogueira.
Para a presidente de Piratas Estilizados, Rebeca Lima, essa parceria com a CUFA-AP é muito bem-vinda, pois são duas entidades, que possuem um objetivo comum de inclusão e oportunidades, principalmente para os jovens da periferia.
“Recebemos com muito orgulho essa proposta de parceria da Alzira Nogueira e integrantes da CUFA-AP, pois é um reconhecimento do nosso trabalho pelo respeito à diversidade, respeito às diferenças. Enquanto promotores de um dos maiores eventos da cultura popular em nosso Estado, ficamos muito felizes em proporcionar esse momento para toda a comunidade”, afirmou Rebeca Lima.
Instituído em 2019, por incentivo da Central Única das Favelas (CUFA), o Dia da Favela é comemorado em 4 de novembro e, este ano, presta homenagem a Zeca Pagodinho, personagem escolhido pela CUFA Brasil para representar a data nacionalmente.
A programação cultural inicia, às 18h, com muita música e apresentação do “Samba de Terreiro”, do grupo “Pegada do Gorila” e participação da bateria Orquestra de Bambas Luiz Tostes, passistas, ala musical e intérpretes de Piratas Estilizados, trazendo o melhor do repertório de Zeca Pagodinho.
O evento é aberto ao público em geral e conta com o apoio do Governo do Amapá e Prefeitura de Macapá.
Por Gilvana Santos
*Com informações de Junior Nery / CUFA-AP